Decoração de Natal com segurança e economia
30/11/2020 - 12h
Dicas de como usar as luzes de Natal com mais economia de energia e deixar a sua casa decorada sem risco de acidentes
Então é Natal! A época de dar presentes, reunir a família e deixar a casa toda decorada para entrar no clima. E o que mais representa a decoração de Natal? Sim, as luzes e os piscas-piscas!
Enfeitar a árvore de Natal e a fachada da casa com luzinhas é uma das tradições mais comuns, porém, isso também resulta em um aumento na conta de luz no dia a dia.
Além disso, a fiação e a rede elétrica do lar precisa estar em dia para que nenhum imprevisto aconteça, já que as luzes tendem a ficar bastante tempo ligadas e expostas à chuva, sol e vento, se estiverem em ambiente externo.
Por isso, existem alguns cuidados para que você não corra risco de incêndio ou curto-circuito em casa:
- Não utilize benjamins, adaptadores ou muitos aparelhos elétricos em uma tomada só. Isso pode superaquecer os fios e ocasionar a queima dos aparelhos ou até, na pior das hipóteses, iniciar um incêndio.
- Não faça emendas nos fios da iluminação de Natal. Se os fios não tiverem encapados e isolados, o risco de faíscas e de pegar fogo pela casa aumenta.
- Não coloque as lâmpadas encostadas em objetos e enfeites que sejam inflamáveis ou metalizados.
- Mantenha a árvore de Natal longe de cortinas, lareiras ou outras fontes de calor.
- Evite deixar as luzes acesas enquanto todos estiverem dormindo ou deixe as janelas e portas abertas para facilitar a fuga em casos extremos.
– Ao instalar luzes na área externa, certifique-se de que são produtos exclusivos para essa função, pois precisam ser resistentes à exposição diária.
– Sempre compre luzes registradas no Inmetro, de fabricantes seguros e em lojas de confiança.
E, para garantir uma iluminação segura, de qualidade e ainda economizar na sua conta de luz, as lâmpadas mais indicadas são as de LED.
ILUMINAÇÃO COM LÂMPADAS DE LED
Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente convencional possui em média uma potência de 35 W, enquanto as lâmpadas de LED possuem potência média de 5 W.
Isso significa um gasto de energia sete vezes menor, sem contar que a vida útil do LED é maior e sua iluminação tende a ser mais eficiente. Portanto, vale o investimento em função do resultado.
REAPROVEITAR AS LUZES DE NATAL
Outra dica importante que faz toda a diferença é manter os piscas-piscas em bom estado para poder reaproveitá-los por muitos anos na sua decoração.
Você pode tanto reutilizá-los na decoração do dia a dia, iluminando o espelho do quarto, na sua varanda, colocando as luzinhas em garrafas ou vasos de vidro para deixar o ambiente aconchegante, etc.
Ou, ainda, guardá-las de forma correta para o próximo Natal, enrolando os fios com cuidado, deixando as fiações bem encapadas e em local seguro, longe da umidade ou do calor excessivo.
Assim, fica muito mais fácil e seguro decorar o ambiente e deixar a sua casa pronta para o Natal, com economia de verdade e o máximo de eficiência na iluminação.
Gostou das dicas? Prepare-se para o final de ano com o Assaí e aprenda novas receitas. Fique atualizado(a) com as principais notícias e se informe ainda mais no dia a dia!