Como uma boa identidade visual fortalece o negócio
08/02/2021 - 11h
Ter uma identidade visual para o seu negócio traz muitos benefícios e ajuda tanto na divulgação quanto na memorização da sua marca
Você já ouviu falar sobre a imagem de uma marca? A identidade visual é o que caracteriza o estilo e a personalidade de um negócio, seja pela escolha de símbolos, cores, texto ou mascotes.
O QUE É A IDENTIDADE VISUAL DA MARCA?
Seria como um RG da marca, a roupa que ela veste ou o jeito dela ser. A identidade visual também pode ser encontrada de várias maneiras, seja nas embalagem de um produto, no uniforme dos colaboradores, na fachada da loja, nos materiais de merchandising, nas gôndolas e até nas redes sociais.
A ideia é unificar toda essa linguagem artística e fazer o negócio ser reconhecido logo de cara, quando você olha e já associa aquela imagem a um produto ou serviço.
OS BENEFÍCIOS DA IDENTIDADE VISUAL PARA O NEGÓCIO
Até mesmo um carrinho de hot dog pode ter um visual próprio e ser reconhecido pelos clientes por meio do seu estilo. Isso ajuda a memorizar a marca e a ficar mais próximo dos consumidores, já que eles identificam mais facilmente o seu produto/marca e reconhecem a sua imagem.
Isso vai dar ao carrinho de cachorro-quente uma notoriedade única e pode ajudar no crescimento do negócio, inclusive em relação à concorrência! Veja as vantagens de ter uma identidade visual definida:
1 - Diferencial competitivo
Se no ramo em que você atua existe muita concorrência, uma das maneiras de se destacar é, além da qualidade ou do preço oferecido, ter um visual próprio. Cuidar da apresentação do seu negócio pode chamar a atenção dos clientes e passar uma imagem de empresa organizada, limpa, amigável, zelosa, etc.
2 - Profissionalização do negócio
Outra vantagem da identidade visual é dar um ar mais profissional ao seu empreendimento. Imagine uma padaria que não tem o seu nome no papel de pão ou uma pizzaria que entrega o produto em uma caixa em branco, sem nada que represente a empresa. Além de não gerar um diálogo com o consumidor, há o risco de ele confundir o seu produto com o do concorrente!
3 - Memorização do consumidor
E, falando na relação com o consumidor, um visual próprio e atraente chama muito mais a atenção de quem compra – e isso ajuda a fazer com que ele volte a comprar no seu estabelecimento, uma vez que ele conseguirá se lembrar mais facilmente da sua marca! Aqui, também estamos falando de fidelização, que é quando o cliente cria um vínculo (emocional ou comercial) e coloca o seu negócio no primeiro lugar da lista dele.
4 - Caracterização de um serviço premium
Se o seu desejo é expandir o comércio e torná-lo mais premium, com um preço mais competitivo e qualidade maior, a sua identidade visual precisa estar alinhada à sua expectativa de crescimento!
Uma marca consolidada precisa ter uma imagem única e embalagens diferenciadas, com material reforçado, para que o consumidor possa ver no dia a dia que o seu serviço é premium até nos mínimos detalhes.
Você também pode providenciar vários materiais de divulgação para estimular as suas vendas e mostrar a sua identidade visual ao mesmo tempo:
Cartão de visitas
Cardápio
Panfletos
Aventais
Bonés
Copos e porta-copos
Coolers
Cartazes
Sacolas
Guardanapos
Placas e painéis
Se você não sabe como começar a investir na identidade visual da sua empresa, comece aos poucos e tente pedir ajuda para empresas e profissionais que trabalham com design de marca, desenvolvem logotipos e criam peças para redes sociais. Ainda, faça orçamentos com gráficas e fornecedores para saber todos os custos.
Quem não é visto não é lembrado! E temos certeza de que, cuidando da apresentação e da imagem do seu negócio, seus clientes vão ficar surpresos com a mudança e se sentirão muito animados para comprar com você!
Coloque todas as suas melhores ideias em prática e boa sorte nos negócios!