Conteúdo principal
Compartilhe

Como manter a mente saudável e feliz

Em um mundo em que a informação é excessiva, aprender a equilibrar pensamentos mantém a mente saudável

Você consegue controlar os impulsos da mente e mantê-la saudável no dia a dia?

Apesar das distrações que encontramos no trabalho, em casa e em toda a rotina, a atenção plena é a capacidade de estar presente no aqui e agora, consciente do corpo, da mente e do ambiente externo a cada instante.

É sair do piloto automático e poder acalmar o corpo e a mente sem se preocupar com o futuro, ruminar o passado e divagar no presente, desenvolvendo uma mente clara e desperta capaz de tomar as melhores decisões diariamente.

A especialista em Mindfulness e fundadora do Instituto Latino-Americano de Mindfulness e Bem-Estar (Ilamb), Marina Neumann, afirma que no mundo moderno é comum as pessoas estarem desconectadas ao que se passa ao redor no momento presente.

“Um grande estudo realizado por Harvard demonstrou que a mente que vagueia é uma mente infeliz. As memórias também são construídas a partir de nossa presença com as pessoas e circunstâncias”, conta.

As preocupações podem ser potencializadas quando o assunto chega ao ambiente do trabalho, onde a falta de tempo é o grande vilão. Nesses ambientes o tempo investido na prática da atenção plena, no momento presente, retorna em produtividade e criatividade, além de ajudar a manter o foco, a concentração, promovendo o bem-estar e a saúde.

Por isso, existem técnicas e formas de pensamento que aliviam essas tensões e nos tornam mais conscientes para tomarmos decisões ou reagirmos às coisas com mais equilíbrio. Confira!

PARE

Quando estiver em uma situação estressante ou de risco, ou mesmo em momentos aleatórios do dia, lembre-se de parar ou tornar-se mais lento e verificar o que está acontecendo. Esse é o primeiro passo para sair do piloto automático.

ANALISE

Analise as sensações que acontecem em seu corpo. Analise também emoções, humores ou pensamentos que tenha. Apenas perceba tudo que puder sobre sua experiência.

RESPIRE

Recolha sua atenção e a leve para sua respiração.

AMPLIE

Amplie sua consciência para incluir o resto do corpo, sua experiência e a situação, vendo se consegue manter tudo no campo da consciência.

RESPONDA

Responda (em vez de reagir) atentamente, com consciência do que é realmente necessário na situação e de como pode cuidar de você mesmo da melhor maneira possível. O que quer que esteja acontecendo com seu corpo e sua mente, você ainda tem escolha de como responder.

 

Seguindo esses passos, a tendência é aliviar sua mente para ter mais calma e tranquilidade ao analisar as situações do dia a dia e viver com mais qualidade de vida!

Que tal colocar em prática esses hábitos? Para mais dicas como essa, fique de olho no Blog Assaí sempre que precisar!

Você também pode
gostar de:

Sorvetes, receitas diferentes para incrementar o menu

Sabores diferentes de sorvete para agradar ao seu público    

Conheça 10 tipos de café e torne-se um especialista

Café: conheça 10 tipos e torne-se um especialista    

Sugestão de almoço ou jantar para o Dia dos Pais

Veja dicas de cardápio completo, bebidas e como arrumar as mesas para o almoço ou o jantar de Dia dos Pais