Compartilhe

As principais verdades e mitos sobre o café

Hora de desvendar os segredos e mitos sobre o café para saborear ainda mais!

 

Vai um cafezinho? A gente adora uma xícara de café para começar bem o dia ou na hora de comer um docinho, jogar conversa fora, fazer uma pausa no trabalho ou um lanchinho à tarde. 

O café está muito presente na rotina do brasileiro, sendo também a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Ele possui diversos benefícios para o organismo e pode ser usado em diversas receitas e ocasiões – e é por isso que gostamos tanto dele!

Mas sempre surgem dúvidas sobre o famoso cafezinho: “será que faz mal?”, “ele causa insônia?”, “café emagrece?”. Então resolvemos esclarecer as principais delas e revelar quais são as verdades e os grandes mitos sobre o café para você ficar por dentro do assunto com a gente. Veja a seguir!

 

CAFÉ SEM AÇÚCAR É MAIS SAUDÁVEL?

Verdade! O café é uma bebida levemente amarga por natureza e não precisa ser adoçado para agradar ao paladar. O cafezinho sem açúcar também é ideal para diabéticos, pois controla os níveis de glicose no sangue, graças ao ácido clorogênico e à trigonelina alcaloide presentes no grão.

 

BEBER CAFÉ DÁ DOR DE CABEÇA?

Depende de cada caso. Existem pessoas que relacionam dores de cabeça ao cafezinho, mas, na verdade, a cafeína ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e a aliviar as dores de cabeça e o estresse.

 

CAFÉ FAZ MAL PARA OS DENTES

Mito e verdade. O café pode escurecer o esmalte dentário, por conta de sua cor forte, porém, não deteriora ou estraga os dentes. Pelo contrário: a bebida contém tanino e polfenóis vegetais, que ajudam a remover a placa bacteriana.

 

CAFÉ EMAGRECE?

Verdade. Claro que ele, por si só, não tem efeito emagrecedor ou milagroso. No entanto, se estiver aliado à prática de exercícios e a uma dieta equilibrada, ele possui uma função termogênica, auxiliando no gasto calórico e na queima de gordura corporal.

 

CAFÉ EM EXCESSO FAZ MAL

Verdade. Como quase tudo em excesso, a cafeína pode gerar uma certa ansiedade ou sensação de dependência, dependendo do estado emocional de cada um. Além disso, o café pode não cair bem para quem tem problemas gastrointestinais ou no esôfago. O recomendado é ingerir cerca de 3 a 4 xícaras de café (pequenas) ao dia.

 

CAFÉ TIRA O SONO

Verdade! A cafeína presente no café tem efeito estimulante e gera energia para o organismo ficar acordado, mais acelerado, e pode contribuir para períodos de insônia. Por isso, não é recomendado tomar café muito tarde ou antes de dormir.

CAFÉ FUNCIONA COMO PRÉ-TREINO?

Verdade! Como já dissemos, o efeito termogênico ajuda o organismo a ficar mais ligado e mais disposto na hora dos exercícios.

 

GRÁVIDAS NÃO PODEM TOMAR CAFÉ

Mito. Em geral, gestantes podem tomar café em doses moderadas, de preferência com leite. Porém, tudo varia de acordo com cada pessoa e organismo, por isso, é importante sempre consultar o médico e solicitar permissão durante a gravidez.

 

CAFÉ ENVELHECE?

Mito! Ele possui substâncias antioxidantes, que combatem radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento da pele e das células. Não há efeito de envelhecimento: muito pelo contrário!

 

E aí, gostou de saber mais sobre o cafezinho de cada dia? Agora que você desvendou os segredos e os mitos do café, é só continuar de olho no Blog Assaí para saber outras novidades e ler matérias exclusivas para o seu dia a dia.

Continue navegando para aprender novas receitas e dicas para a sua casa, o seu comércio e muito mais. Siga também o Assaí Atacadista nas redes sociais para saber de tudo em primeira mão!

 

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!