Compartilhe

Alimentação no verão: saiba como manter o equilíbrio

Com a chegada do calor, é preciso cuidar da alimentação no verão, evitando os excessos e aumentando a ingestão de líquidos

Sob calor intenso, é preciso ter o maior cuidado para evitar doenças e o mal-estar típicos dessa época. Algumas dicas simples podem fazer a diferença, principalmente quando falamos de alimentação no verão.

Para quem curte pegar uma cor, a atenção deve ser redobrada com o uso do protetor solar e a ingestão de líquidos, sem esquecer o repelente! Os maiores perigos na temporada, além do excesso de sol, são a desidratação e a alimentação no verão, se feita de forma inadequada.

A qualidade dos alimentos

É preciso prestar muita atenção na qualidade dos alimentos, principalmente dos que são oferecidos nas ruas e nas praias, já que ficam expostos por muito tempo. Outra questão importante é o tipo de alimento que será consumido. Segundo a nutricionista Aline Quissak, da Nutri Secrets, nessa época do ano, devemos priorizar fontes de potássio e sais minerais para repor a hidratação, como melancia, melão, laranja e água de coco.

Alimentos ricos em proteína vegetal também são ótimas opções, pois, além de leves, auxiliam em redução de inchaço, dores de cabeça e na sensação de tontura gerada pelo desequilíbrio arterial. Opções como grão-de-bico, ervilha, lentilha e saladas são sugestões práticas e deliciosas que podem ser consumidas geladinhas e, além de alimentar, também refrescam. “Adicione sempre ervas e temperos naturais para melhorar a circulação, como manjericão, salsinha, cebolinha e alho”, conta a nutricionista.

Alimentação no verão para crianças e idosos

Cuidados com crianças e idosos também devem ser levados em consideração, principalmente quanto à desidratação. “As crianças brincam, ficam sob o sol e acabam se esquecendo de tomar líquidos, além de transpirarem e gastarem muita energia. Com os idosos, a hidratação também é essencial, uma vez que o corpo já desidrata normalmente nessa fase da vida, devido ao metabolismo e à diminuição da sensação de sede”, afirma Aline. Para essa faixa etária, aumentar o consumo de alimentos ricos em gordura do bem, como abacate, azeite de oliva extravirgem e castanhas é uma boa opção, pois esses alimentos ajudam na manutenção da saúde da pele e do coração – principais órgãos afetados pela desidratação.

Nada de comida pesada!

Apesar da época ser favorável, abusos na alimentação devem ser evitados. “Alimentação pesada e com excesso de gordura, como  feijoada, não é bom para a digestão. Aumenta-se o fluxo sanguíneo para o intestino, deixando a irrigação do resto do corpo mais deficiente. Com isso, temos aquela sensação de moleza, tonturas e sonolência”, ressalta a nutricionista.

Exercícios físicos 

A prática de exercícios físicos também merece atenção nessa época do ano. No que diz respeito à alimentação no verão, a dica é estar ligado na bioquímica natural de cada organismo. Pensar na alimentação pré e pós-treino. Segundo a médica do esporte e especialista em medicina estética Simony Chiaperini, é de fundamental importância tomar alguns cuidados antes da prática de exercícios no verão, fazendo com que o organismo se mantenha saudável.

“Em primeiro lugar, é recomendado estar bem alimentado. O ideal é optar por saladas, frutas, sucos naturais ou mesmo carnes brancas, que são mais leves. Não faça atividades físicas após alimentações pesadas, pois isso pode gerar indisposição”, conta. A ingestão de líquidos também é imprescindível para os atletas e deve ser feita antes, durante e depois das atividades. Dessa maneira, a temperatura do corpo é mantida em um nível estável, o que evita desidratação e desmaios.

Caminhada pode ser uma opção

Sobre os tipos de atividade física, Simony indica que as caminhadas são as melhores opções. É um é um método fácil de eliminar o excesso de calorias e pode ser feita em qualquer lugar. Basta calçar um tênis confortável, proteger-se do sol com boné e protetor solar e se exercitar por aproximadamente trinta minutos. Já para quem quer começar a se exercitar nessa época do ano, alguns cuidados são necessários.

“É fundamental para quem vai começar a praticar atividades físicas - como corrida, por exemplo - fazer uma avaliação cardiovascular. A vida cada vez mais estressante nos dias de hoje - com muita ansiedade, preocupações diárias, estresse e hábitos não saudáveis (exemplo: tagabismo) - pode prejudicar o coração, colocando-o em risco caso o iniciante na prática esportiva exceda seus limites”, ressalta a médica. Se as atividades forem realizadas ao ar livre, o ideal é que sejam feitas antes das 10h ou depois das 16h, períodos em que o sol está mais fraco. Usar filtro solar adequado para cada tipo de pele também é fundamental.

Gostou do conteúdo sobre a importância das atividades físicas e principalmente da alimentação no verão? Compartilhe o texto com os amigos e familiares para aproveitarem com saúde a estação mais quente do ano. Estar com você. Esse é o nosso negócio!

Você também pode
gostar de:

pessoa organizando a agenda para o fim de ano - Assaí Atacadista

Final de ano chegando: veja como se preparar!

O final de ano chegou! Saiba como preparar sua casa com as dicas do Assaí!

pantene_queratina

Conheça a nova linha Pantene Queratina Preenche & Blinda

Com fórmula Pro-V Miracles com Queratina, essa linha protege os fios e reduz o tão incômodo frizz

amigas em uma lanchonete sendo servidos por um jovem garçom preto - fidelização de clientes

Fidelização de clientes: 5 maneiras infalíveis

Conquiste novos consumidores com essas supertécnicas do Assaí para fidelização de clientes!