A evolução dos uniformes de futebol
22/07/2021 - 12h
Dos tecidos de brim às estampas mais diferenciadas: confira a evolução dos uniformes de futebol!
O futebol é um esporte com diversas regras, jogadas exclusivas e também muita tendência à moda. É isso mesmo! No que diz respeito aos uniformes de futebol, encontramos uma variedade de tecidos, estampas e estilos surgindo ao longo dos anos.
OS UNIFORMES DE ÉPOCA
Logo quando surgiu a modalidade esportiva, na Inglaterra, por volta de 1870, havia um padrão simples e minimalista para diferenciar as duas equipes em campo, apenas com alternância de cores sólidas e, de preferência, opostas.
Isso facilitava a visualização dos atletas em campo e também para a arbitragem, que podia ver com maior clareza os lances e as jogadas a distância.
FASE 1 - CAMISA POLO DE MANGAS LONGAS
No começo da década de 1910 até a de 1940, os uniformes começaram a apresentar confecções um pouco mais nobres, com cortes semelhantes aos da alfaiataria e camisas e calções de brim (uma mistura de linho e algodão, mais pesada e quente).
Quanto ao design, por se tratar de um esporte europeu, era comum o uso de camisa polo com colarinho e mangas longas, a fim de proteger ao máximo do frio, além de calção branco padrão, com comprimento até os joelhos.
Não havia variação de estampas ou de costuras, apenas cores distintas – mais uma vez, com o intuito de separar bem os times adversários. No entanto, os tecidos em brim dificultavam bastante a mobilidade dos atletas, pois, conforme a partida acontecia, o suor acumulado fazia com que os trajes ficassem pesados.
FASE 2 - CAMISA COM GOLA EM “V” E SEM MANGAS
Para aprimorar a performance em campo, as equipes começaram a desenvolver modelos mais funcionais e investiram em um design mais “tropical” ao redefinir o comprimento das camisas e o tecido utilizado.
Em 1954, muitas seleções surgiram com uniformes reestilizados durante a Copa do Mundo, como o time da Inglaterra, da Hungria e do Brasil, que usaram camisas com gola em “V”, mangas curtas e calções acima dos joelhos.
Além disso, o brim deu lugar a um algodão com fibra mais leve, que melhorava o conforto dentro e fora de campo.
FASE 3 - POLIÉSTER E PATROCINADORES
Na década de 1980, começou uma nova era não só para os uniformes de futebol como, também, para a moda esportiva. As camisas e os calções ganharam formas mais anatômicas, produzidos com algodão e poliéster (que absorve melhor o suor e melhora a respiração da pele), além de cores mais vibrantes, com uma versatilidade maior.
Durante a Copa de 1994, ano em que o Brasil garantiu o tetracampeonato, a FIFA estabeleceu também um novo padrão para os uniformes, que virou regra a partir de então. As camisas de dry fit (novo tecido criado) deveriam estampar o nome e o número de cada jogador.
As mudanças surtiram efeito não só em campo, mas também na torcida em geral e nos visionários da moda esportiva em todo o mundo.
Muitas empresas começaram a utilizar os uniformes vestidos pelos jogadores como um outdoor ambulante, estampando seus logos nas peças e criando um merchandising – em outras palavras, patrocínio.
A variedade de uniformes também começou a cair no gosto popular e grandes marcas começaram a produzir camisas e conjuntos esportivos para os fãs e torcedores dos times.
Com mais abertura para a criatividade e a personalização de peças, os uniformes começaram a ser desenvolvidos tendo em mente também o consumidor final, com cores alternativas, modelos diferenciados e peças feitas inclusive para o público feminino.
Graças à paixão por torcer e ao mercado crescente, cada vez mais as equipes começaram a desenvolver peças exclusivas para os fãs do esporte, como forma de expandir sua marca própria e também deixar o esporte ainda mais popular em todo o mundo.
Ter uma camisa do seu time do coração tornou-se um desejo de consumo de muitos e, mesmo que não seja para usá-la em jogo, o que vale é torcer uniformizado da arquibancada ou de casa.
Atualmente, existe uma grande variedade de tamanhos, cortes, tipos de tecido, cores e personalizações dessas peças. Cada time desenvolve o seu próprio uniforme pensando no desempenho e no estilo de sua equipe.
Isso mostra que o futebol não é apenas um esporte: é, ainda, um estilo de vida e uma verdadeira paixão para quem gosta de acompanhar seu time do coração.
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