Cada setor, uma margem de lucro diferente
05/05/2016 - 10h
Descubra qual é a margem de lucro de cada setor em um estabelecimento.
Quem trabalha em um comércio com várias seções, sabe que nem todas têm a mesma rentabilidade.
Muitos fatores colaboram para isso, como as características de cada produto, entre outros.
Sendo assim, quando o assunto é margem de lucro os valores acabam sendo bem diferentes para cada setor.
É um empreendedor e quer saber como aumentar a margem de lucro do açougue, padaria, ou tem interesse em aprender sobre o assunto?
Então vamos juntos entender um pouco mais sobre a margem de lucro de um estabelecimento.
Margem de lucro conforme categorias
Antes de qualquer coisa, você deve saber o que a margem de lucro nada mais é do que o valor percentual entre o preço de venda de um produto, e os custos da sua produção/aquisição.
Esse é um índice financeiro muito importante que qualquer negócio precisa saber para
Com alguns dados é possível entender em aspectos gerais qual costuma ser a margem de lucro de cada departamento.
Sendo assim, confira abaixo uma lista que faz parte do 44º Ranking de Supermercados de SM:
- ● padaria: 48%
- ● descartáveis: 40%
- ● hortifrúti: 38%
- ● higiene e beleza: 37%
- ● mercearia doce: 33%
- ● congelados: 32%
- ● limpeza: 31%
- ● açougue: 30%
- ● perecíveis lácteos: 29%
- ● matinais: 28%
- ● bebidas alcoólicas: 24%
- ● mercearia de alto giro: 24%
- ● bebidas não alcoólicas: 23%
*Esses dados são relativos ao ano de 2014.
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Como criar um plano de negócios para o mercado de alimentação.
Em uma pesquisa mais recente do Ranking ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) 2023,
a margem de lucro de cada categoria ficou da seguinte forma:
- ● mercearia seca: 26,9%
- ● mercearia líquida: 14%
Para mais dados, clique aqui e confira o Ranking ABRAS 2023 completo.
Como analisar a margem de lucro?
Estabelecimentos como mercadinhos, mercearias e outros comércios que possuem produtos de várias categorias, precisam saber sua margem de lucro.
Isso, pois ela ajuda em diversos fatores, como, por exemplo:
- ● gestão financeira e estratégica do negócio
- ● identificação de produtos rentáveis
- ● visualização dos produtos com margens baixas
Para fazer o cálculo da margem de lucro do seu negócio, use a fórmula a seguir:
Lucro ÷ Receita + Resultado x 100 = margem de lucro
Lembrando que receita é o valor total das vendas de um produto ou uma categoria.
Por fim, especialistas recomendam que para aumentar a margem de lucro do seu negócio, você pode adotar as seguintes estratégias:
- ● negociação com fornecedores
- ● gestão de estoque eficiente
- ● análise de mix de produtos
- ● criar uma estratégia para precificação de produtos
- ● ter promoções e ofertas direcionadas
Esperamos que com essas dicas você tenha conseguido entender um pouco mais sobre a margem de lucro.
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