Conteúdo principal
Compartilhe

Veja algumas dicas para sempre manter a casa organizada

No período de quarentena ou na rotina de trabalho, manter a casa organizada pode ser uma maneira de cuidar da sua saúde mental 

Se na rotina, com diversas tarefas, já é difícil manter a casa organizada, imagina durante o período de quarentena.  Deixar os ambientes do seu lar arrumados e limpos pode trazer uma série de benefícios para você e sua família, como melhorar a saúde mental e até mesmo o bem-estar físico. Confira algumas dicas de como deixar tudo em ordem na sua casa. 

CRIE UMA ROTINA DE ORGANIZAÇÃO 

É importante que o ato de manter a casa organizada tenha um momento reservado na sua rotina, assim como você faz em relação às outras tarefas do dia a dia. Para evitar que você passe muitas horas arrumando e limpando, o ideal é dividir toda a organização em vários afazeres, o que tomará menos tempo. Ao acordar, já deixe a cama arrumada. Ao cozinhar, tente lavar a louça que sujou, para que não acumule depois da refeição. 

Também é essencial que todo mundo da casa faça parte da rotina de organização de alguma maneira. As crianças podem ajudar mantendo os quartos sempre arrumados e fazer tarefas menos complexas, como guardar as louças que não sejam de vidro. Já o casal pode revezar nas tarefas de cozinhar, lavar a louça ou varrer a casa, por exemplo. De pouco em pouco, é possível deixar tudo em ordem.

 

PRATIQUE O DESAPEGO 

Com o tempo, vamos acumulando objetos que não usamos tanto, esperando que, em algum momento, eles sejam úteis. Mas, com o passar o tempo, esses itens sempre acabam entulhados em algum canto, acumulando poeira. Praticar o desapego desses objetos, como de outras coisas de sua casa, também ajuda muito na hora de deixar a casa organizada. Ao doar o que será útil para outras pessoas e jogar fora o que não será mais usado, você libera espaço para manter tudo aquilo que é importante para a sua família. Tente manter esse hábito de desapego em seu calendário mensal, pois isso evita que você precise passar horas decidindo o que vai embora e o que deve ficar. 

Caso alguém de sua casa sofra com algum tipo de dificuldade respiratória, considere também se desapegar de miudezas usadas como enfeite. Tais objetos costumam juntar bastante poeira, sendo algo prejudicial para esse familiar. Isso também vai ajudar a diminuir a sujeira acumulada nos dias de faxina. 

ADIANTE AS TAREFAS E PREVEJA SUAS NECESSIDADES 

Muitas vezes, a casa acaba ficando bagunçada por não planejarmos o que fazer. Por isso, sempre que puder planejar suas tarefas, faça isso. Por exemplo, ao se arrumar para trabalhar pela manhã, na correria, as roupas podem ficar bagunçadas e ser mais um ponto que precisará ser arrumado, em algum momento. Ou, na hora de cozinhar, não saber o que irá preparar também fará com que você acabe sujando mais louça do que o necessário. 

Seja trabalhando em casa ou com a rotina de volta ao normal, adote o hábito de adiantar as suas necessidades. Na noite anterior, planeje o que você irá vestir. No início da semana, crie um cardápio rápido das refeições que poderão ser preparadas. Assim, você evita o acúmulo de pequenas bagunças. 

Gostou dessas dicas de como manter a casa organizada em sua rotina? Fique sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

DICAS PARA PASSAR O DIA E FICAR EM CASA

Como melhorar o seu tempo em casa com a família ou em atividades diversas para ocupar a mente, cuidar da saúde e

4 BEBIDAS DE INVERNO COM SABOR JUNINO

Experimente combinar ingredientes que têm tudo a ver com o clima frio e o São João e faça bebidas deliciosas para

Como organizar o ambiente para trabalhar em casa

O período atual trouxe novos desafios e o modelo home office ganhou força.