Compartilhe

Tire todas as suas dúvidas sobre como congelar alimentos

Existem diversas dicas e informações importantes na hora de congelar alimentos que podem ajudá-lo(a) no dia a dia!

Você costuma consumir com frequência alimentos congelados na sua rotina? Além da praticidade no preparo e na preservação dos nutrientes, o congelamento evita desperdícios de frutas, verduras e legumes na sua geladeira ou na cozinha.
Mas ainda existem muitas dúvidas, mitos e verdades sobre esse processo que podem confundir um pouco a cabeça das pessoas. Por isso, resolvemos responder a algumas das perguntas mais frequentes para esclarecer melhor o assunto. Vamos lá?
 

1 - Comida congelada faz mal à saúde?

Vale ressaltar a diferença entre alimentos congelados e produtos de fast-food congelados. Existem hambúrgueres, pizzas e outros congelados prontos para o consumo que podem ser menos saudáveis, mas também há frutas e legumes congelados que são especialmente fabricados para conservar os nutrientes por mais tempo e facilitar o preparo no dia a dia!
 

2 - Quais são as vantagens da comida congelada?

Além de ganhar tempo na cozinha, você consegue estender a validade de frutas e verduras, mantendo a qualidade e até mesmo o sabor. Além disso, o congelamento também ajuda a eliminar possíveis bactérias e propicia menor risco de contaminação em legumes e folhas, por exemplo.
 

3 - Quanto dura um alimento congelado?

Depende de qual tipo de alimento você deseja congelar. Existe uma validade atribuída para cada tipo de comida, que pode variar tanto pela embalagem utilizada quanto pela técnica de congelamento. Veja a duração de alguns exemplos:
● Pães e bolos: até 6 meses
● Frutas e legumes: de 3 a 6 meses
● Peixes e frutos do mar: de 2 a 6 meses
● Aves e carnes cozidas: de 3 a 6 meses
● Aves e carnes cruas: até 12 meses
● Produtos lácteos: até 6 meses
● Massas cozidas: até 3 meses
● Caldos e sopas: de 2 a 3 meses
● Grãos e cereais: até 3 meses
 

4 - Qualquer alimento pode ser congelado?

Sim! Porém, existem alguns alimentos que não são muito recomendados, devido às suas propriedades ou ao efeito causado pelo congelamento. Alimentos com muito óleo, como maionese, por exemplo, podem ter o sabor alterado, já que água e óleo não se misturam. Chantilly também pode ter a textura alterada, além de cremes de leite, iogurtes e lácteos em geral. Frutas e legumes com muita água também podem ficar com um sabor meio insosso: é o caso do pepino, do melão, da melancia, da maçã, da pera, entre outros.
 

5 - Qual é a melhor forma de congelar alimentos?

O jeito mais recomendado é em sacos próprios para freezer e no vácuo total. O vácuo retira todo o ar de dentro da embalagem, evitando que o alimento entre em contato com o oxigênio, o que aumenta sua durabilidade e conservação.
 

6 - Qual é o melhor jeito de descongelar os alimentos?

As maneiras mais indicadas de descongelar os alimentos são: cozinhá-los imediatamente (seja colocando legumes em água fervente e carnes na panela ou no forno) ou deixá-los descongelar naturalmente na geladeira. Se você deixar qualquer produto descongelando em temperatura ambiente, aumentam-se os riscos de contaminação e proliferação de bactérias.
 
Além disso, se você comprar um produto congelado pronto, leia sempre as instruções na embalagem com as recomendações do fabricante, tanto sobre o preparo quanto sobre a conservação dentro e fora do congelador.
 
Gostou das dicas? Agora você pode congelar seus alimentos com mais tranquilidade e comentar com seus amigos ou familiares sobre o assunto para deixar todo mundo muito bem informado! Fique de olho no nosso Blog, porque sempre há novidades para você!

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!