Conteúdo principal
Compartilhe

Como se preparar – e preparar as crianças – para o retorno às aulas

Confira nossas dicas para lidar de maneira tranquila e positiva com a chegada de mais um novo ano letivo

O período de volta às aulas traz grandes mudanças na rotina, tanto para os pais quanto para as crianças. Para os pais, é o momento de comprar/organizar o uniforme e o material escolar dos pequenos, pensar na logística do “leva e traz” e, também, no lanche que os pequenos farão durante o recreio.

Já para as crianças, esse momento envolve toda a animação e ansiedade de encarar os novos desafios que vêm pela frente e os novos aprendizados que virão pela frente e, é claro, de rever os amigos e conhecer colegas novos.

Para lidar com o friozinho na barriga que vem com esse período, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a encarar a volta às aulas de maneira mais tranquila, ajudando-o a curtir esse momento.

CONVERSE COM O PEQUENO, ESTIMULANDO O DIÁLOGO

Antes de as aulas voltarem, aproveite para sentar e conversar com a criança para que, juntos, vocês reorganizem as suas rotinas. Aproveite esse momento para estreitar esse relacionamento com o pequeno. Assim, caso ele enfrente alguma dificuldade na escola, ele saberá que pode recorrer a você e que, juntos, vocês enfrentarão esse desafio.

ORGANIZE-SE E INCENTIVE A ORGANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

A melhor forma de educar uma criança é ensiná-la por meio do exemplo. Assim, para ajudar o pequeno a ser organizado e disciplinado e a manter as suas obrigações em dia, é importante que ele veja que você também segue uma rotina e tem disciplina com os seus afazeres.

É legal definir uma rotina de atividades a serem feitas durante a semana, separando o tempo para brincadeira e o tempo para estudos. Tanto você quanto a criança devem dar importância a essa organização e segui-la, sem que isso seja algo negativo. Muito pelo contrário! Que tal aproveitar esse momento para estreitar o relacionamento familiar?

Outra ação legal que pode ser incluída nesse “calendário semanal” é a leitura em conjunto. Estimular o hábito de leitura desde cedo é algo muito importante para o desenvolvimento das crianças e, ainda, você também adicionará essa ação à sua rotina. Ambos saem ganhando!

P.S.: apesar de o calendário semanal e a organização serem extremamente importantes, é fundamental saber dialogar e ser flexível caso surjam outras prioridades e eventos durante a semana. Essa organização não é uma punição e, sim, uma forma de desenvolvimento. Isso deve ficar claro para a criança. 

DÊ ATENÇÃO À PRIMEIRA SEMANA DE AULA

Apesar de não serem passados muitos conteúdos durante a primeira semana de aula, é nela que os pequenos poderão “conhecer o território” da escola – seja uma escola nova ou até mesmo a antiga. Isso porque, mesmo se tratando da escola antiga, a passagem de um ano letivo para outro traz consigo mudanças importantes na vida das crianças. Normalmente, é exigido um nível maior de disciplina, atenção e comprometimento conforme os alunos amadurecem.

Além de ser importante para ajudar os pequenos a pegar o ritmo do novo ano letivo, a primeira semana de aula também ajuda os pais a se ajustar aos horários da escola, de forma que eles podem programar a sua rotina conforme o horário de saída e de entrada do colégio.

TENHA UM BOM RELACIONAMENTO COM A ESCOLA E COM OUTROS PAIS

É importante que os pais estejam sempre atentos às atividades que acontecem na escola. Por isso, devem ficar de olho na agenda das crianças e manter um contato próximo com a coordenação e com os professores. Ainda, é legar que haja um relacionamento saudável com os outros pais de alunos da escola, pois encontros acontecerão com eles durante o ano letivo durante festas e eventos.

Os outros pais também estarão enfrentando os mesmos desafios que você, então, pode ser legal manter esse relacionamento para dividir angústias, sanar dúvidas ou encontrar soluções que possam estar incomodando os pequenos.

ENTENDA O SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

Pais e responsáveis são parte fundamental no processo de educação das crianças. Por isso, é importante que os adultos estejam presentes e dispostos a ouvir e a ajudar os pequenos, auxiliando-os a sentirem-se mais seguros e confiantes. Esta é uma fase essencial no desenvolvimento das crianças e ela requer cuidado e atenção dos adultos.

Por isso, mantenha sempre o diálogo aberto e incentive o pequeno a lhe contar como foi o dia dele, quais foram as atividades que ele fez na escola, o que ele aprendeu, entre outros. Mostre interesse naquilo que ele está dizendo, faça perguntas, demonstre que, para você, é importante estar “por dentro” das coisas que são importantes para a criança. Assim, ela saberá que pode sempre contar contigo.

Agora você já está mais preparado para encarar o período de volta às aulas com mais tranquilidade e segurança. Gostou? Então continue acompanhando o Blog Assaí para conferir muitas outras dicas e informações para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

Dicas para higienizar as compras na cozinha

O período de isolamento exigiu dos consumidores novos hábitos e higienizar a cozinha e as compras em casa é um do

Como não cair em fake news

Muitas das notícias que circulam na internet não são verdadeiras e é importante identificar quando a mensagem é f