Conteúdo principal
Compartilhe

Como estimular o hábito de ler nas crianças

Confira as dicas para criar o hábito de ler nas crianças incentivando a imaginação

Crianças que têm o hábito de ler são mais empáticas e aprendem a ser independentes mais cedo, segundo uma pesquisa da Universidade de Nova Iorque.

Isso porque os livros mexem com o imaginário dos pequenos e estimulam o raciocínio lógico, a persuasão, o senso crítico, bem como o lado lúdico, o descanso e a empatia.

Uma criança com rotina de estudos saudável e com boa instrução é capaz de desenvolver habilidades sociais, além de intelectuais. Por isso, é muito importante criar artimanhas para fazer com que elas se interessem pela leitura.

Quer saber como? O Blog Assaí vai dar dicas de como praticar o hábito de ler entre as crianças. Confira!

 

1 – COMECE AOS POUCOS

Como todo início, é preciso muita paciência e cuidado com o assunto. Ler não é uma atividade que precisa de pressa, portanto, leia trechos de um livro com frases de impacto para os pequenos entenderem a importância do conteúdo.

Obras célebres, como O Pequeno Príncipe e O Mágico de Oz, por exemplo, são contos que trazem, além da parte infantil, mensagens dramáticas importantes para o crescimento, que sensibilizam e ficam na memória.

 

2 – CRIE UMA ROTINA DE LEITURA

Além da tradicional leitura antes de dormir, você pode entrar em um acordo com o seu filho, filha, sobrinho, ou outra criança do seu convívio para estabelecer a “hora da leitura”.

Combine de abrir o livro assim que a criança sair do banho, depois da escola ou em um momento em que ela estiver mais relaxada e à vontade, para que entenda que se trata de um momento prazeroso, não obrigatório.

 

3 – ESCOLHA TEMAS INTERESSANTES

Se você conhece bem a criança, fica mais fácil escolher qual livro ler! Umas gostam de heróis, piratas, princesas, esportes, castelos, criaturas diferentes, enquanto outras gostam de ciência, gastronomia, música e por aí vai.

Pergunte a ela qual o tema que mais a agrada e escolham juntos um livro. Leve-a à livraria para que ela possa descobrir a variedade de obras que existem e deixe-a sentir o livro, folhear, ver as gravuras... assim, ela já cria um vínculo e se torna dona daquela história, junto aos protagonistas.

 

4 – JUNTE LEITURA, FILMES E MÚSICA

Uma dica legal para integrar ainda mais os pequenos é escolher obras que se relacionem tanto no cinema quanto na literatura e na música. Assim, a criança se identifica facilmente com os personagens e pode migrar entre os universos.

Alguns exemplos de obras encontradas em versão de filmes e livros são a saga Harry Potter, Rei Leão, O Pequeno Príncipe, Branca de Neve, As Crônicas de Nárnia, Peter Pan, Mary Poppins, Alice no País das Maravilhas e muitos outros.

 

5 – OFEREÇA RECOMPENSAS

Seus filhos ou as crianças com as quais você convive gostam de jogar? Então é hora de tornar a leitura um desafio que envolve conquistas e recompensas para eles!

Faça um quadro de objetivos e vá somando os pontos ao longo da semana. Depois, estipule um dia para dar a recompensa que os pequenos merecem – pode ser no sábado ou domingo – e mostre que a leitura pode trazer bons resultados.

 

Fique sempre ao lado dos pequenos em todas as fases importantes da vida, principalmente quando envolve aprendizado e amadurecimento.

Desse modo, familiarizar-se com a leitura ajuda a estabelecer uma maturidade emocional e cognitiva. Portanto, estimule o hábito de ler nas crianças desde cedo!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado e convidamos você a conferir muito mais no Blog Assaí. Continue com a gente e boa leitura!

Você também pode
gostar de:

Dicas para lavar as roupas com sabão líquido

Além do sabão em pó tradicional, existe um jeito de lavar as roupas com economia e qualidade no dia a dia.

Dicas para deixar sua casa perfumada e os objetos também

Que tal deixar armários, gavetas e toda a casa com o cheirinho do seu amaciante preferido?

Como usar a máscara de hidratação para os cabelos

Se você busca por mais nutrição e brilho para os cabelos, então uma boa máscara de hidratação vai ajudar a dar mais v