Conteúdo principal
Compartilhe

Como organizar o ambiente para trabalhar em casa

O período atual trouxe novos desafios e o modelo home office ganhou força. Veja como se preparar para trabalhar com mais conforto e melhorar o seu rendimento no dia a dia!

Seu modelo de negócios ou a empresa para a qual você trabalha permite o trabalho remoto? Pode causar um certo estranhamento no início, mas, aos poucos, você se adapta ao trabalho em casa e começa a ditar o próprio ritmo para se tornar mais produtivo(a) a cada dia.

Ter o seu próprio escritório em casa requer muita organização, disciplina e paciência, já que é um espaço novo e, muitas vezes, improvisado. Aliás, o home office é uma tendência que vem desde o início dos anos 2000, com o fim da era industrial e o começo da era da informação.

Com a criação dos computadores de mesa e, posteriormente, dos consoles portáteis (notebooks, celulares e tablets), trabalhar em casa ficou muito mais simples e possível. A internet também estreitou ainda mais as distâncias e funcionários, donos de negócios e clientes puderam se conectar para desenvolver um trabalho à altura do que era feito antes.

Durante o período de isolamento, a curva de home office no Brasil aumentou drasticamente e cerca de mais da metade das empresas do comércio em geral implementou o modelo de trabalho a distância para seus funcionários, o que vem dando muito certo.

Especialistas apontam que, para o período pós-pandemia, essa cultura de trabalhar em casa deve perdurar, indicando uma remodelação do trabalho formal e novas condições de adaptação para os trabalhadores.

E, se você se encaixa nesse grupo, fique de olho! Resolvemos dar dicas de como organizar o ambiente aí na sua casa para você trabalhar online e manter as suas metas em dia. Veja como se adaptar melhor:

1 - RESERVE UM BOM ESPAÇO

Não é todo mundo que tem um espaço amplo em casa, muito menos para um escritório improvisado. Porém, é necessário, sim, reservar um canto estratégico para poder trabalhar com tranquilidade.

  • Se a sua casa tem muito barulho ou pouca privacidade (para quem mora com mais pessoas), escolha um cômodo com porta. Assim, você pode fechá-la e isolar ao máximo a acústica.
  • Se você tem crianças, explique o que é esse período em que você está trabalhando em casa para que elas interfiram o menos possível.
  • Se o único lugar possível de trabalhar é na mesa da sala ou da cozinha, combine com seus familiares sobre o fluxo nesses ambientes. É preciso que todos colaborem para que o trabalho continue e você não seja prejudicado(a).

2 - TENHA UMA ESTAÇÃO DE TRABALHO EQUIPADA

Quando dizemos “equipada”, quer dizer “o essencial”. Trabalhar com conforto e ergonomia não é luxo, é necessidade. Por isso, pense primeiro na sua comodidade e no conforto físico.

Um bom computador, uma cadeira confortável e uma mesa de apoio são fundamentais. Além disso, se você trabalha como autônomo em outro segmento (vendendo alimentos, por exemplo) e o lugar que você trabalha disponibiliza equipamentos mais potentes, explique sobre suas limitações e veja como a empresa pode contribuir.

3 - VERIFIQUE A SUA CONEXÃO

Sabemos que o trabalho remoto só é possível com o uso da comunicação e da internet. Por isso, uma boa conexão é primordial para que o home office seja viável. Converse com a companhia que fornece a sua internet e veja qual é a melhor banda larga que atende à sua necessidade no dia a dia.

Nos últimos tempos, falou-se também da sobrecarga no serviço de internet devido ao isolamento social e à alta utilização de usuários no mesmo período. Por isso, seja camarada com os demais, evite o uso de streamings durante o período de trabalho e converse com as pessoas da sua casa sobre a utilização da rede enquanto estiver trabalhando.

4 - TRABALHE EM UM AMBIENTE ILUMINADO E AREJADO

São muitas horas em frente ao computador ou, para quem exerce uma atividade mais prática, no mesmo ambiente. Por isso, é importante cuidar da iluminação do local e da circulação de ar.

Aproveite a luz natural durante o dia o quanto puder e abra bem as janelas, cortinas e persianas, para ventilar. Durante à noite, utilize lâmpadas de LED, que são mais econômicas e oscilam menos, para não prejudicar a visão.

5 - ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA

Um bom ambiente de trabalho, principalmente em casa, precisa ser organizado. É muito comum deixarmos algo sobre a mesa ou usar cadeiras e computadores para apoiar objetos.

Deixe sua estação de trabalho com o menor volume possível para não se perder ou causar desgaste na hora de procurar. Limpe bem os instrumentos de trabalho, as telas de dispositivos, o mouse, o teclado, a mesa e tudo o mais pelo menos uma vez por semana.

Além disso, planeje suas tarefas diariamente e anote todos os afazeres para que a rotina da casa e do trabalho não se misturem completamente e você possa começar e terminar o expediente na hora certa.

Com essas dicas, o seu ambiente de trabalho ficará muito mais confortável e você terá melhor disposição para executar suas obrigações. Esperamos ter ajudado no seu home office! Agora, é colocar tudo em prática e mão na massa!

Continue acompanhando o Blog Assaí para mais conteúdos do seu dia a dia. Até mais!

Você também pode
gostar de:

Cardápio completo de São João com Rapha Vasconcellos

O que acha de um cardápio com gostinho de São João da entrada à sobremesa?

DICAS PARA PASSAR O DIA E FICAR EM CASA

Como melhorar o seu tempo em casa com a família ou em atividades diversas para ocupar a mente, cuidar da saúde e

4 BEBIDAS DE INVERNO COM SABOR JUNINO

Experimente combinar ingredientes que têm tudo a ver com o clima frio e o São João e faça bebidas deliciosas para