Mobilidade urbana: o que é?
11/06/2019 - 15h
Descubra o conceito de mobilidade urbana e como ela pode ajudar na qualidade de vida da sociedade
Se você procurar o sentido literal de “mobilidade urbana”, vai encontrar a definição: “facilidade para se mover”. No entanto, a mobilidade urbana vai muito além disso. Esse novo conceito busca tornar tudo muito mais prático e acessível.
A essência da mobilidade urbana é pensar no coletivo, atendendo a ônibus, metrôs, carros e outros meios de transporte que possam facilitar o fluxo do trânsito da sua cidade para que as pessoas se movam com qualidade e de forma sustentável.
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
Atualmente um dos principais objetivos da mobilidade urbana é repensar a forma de deslocamento coletivo, prevalecendo a sustentabilidade. Dessa maneira, a mobilidade busca amenizar impactos ambientais causados por combustíveis fósseis, que degradam o meio ambiente. Assim, são oferecidas soluções para evitar o uso de carro e outros meios de transporte muito poluentes.
Um exemplo disso é a implementação de sistemas de deslocamento sobre trilhos, metrôs, bondes e ônibus “menos poluentes”, que alternam entre motor elétrico e a diesel.
Existe também uma atenção a mais na integração desses transportes com outros tipos de facilitadores do deslocamento, como ciclovias, bicicletas públicas e até a volta dos teleféricos.
ACESSIBILIDADE
Além desse pensamento sustentável, a mobilidade urbana também tem uma preocupação de oferecer mais acessibilidade. Desse modo, ela possibilita um conjunto de soluções para obter um espaço público mais acessível com calçadas confortáveis e niveladas, sem buracos ou obstáculos que possam prejudicar o deslocamento de pessoas com deficiência, tornando a mobilidade muito mais simples e segura.
Agora que você já entendeu um pouco sobre mobilidade urbana, que tal repensar a sua rotina, deixando ela muito mais prática e sustentável?
Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre o assunto!