Compartilhe

Vendas no inverno podem gerar mais lucro

Com uma estratégia adequada e coerente com a estação, saiba como potencializar as vendas no inverno. Confira!

As baixas temperaturas podem ser grandes aliadas para aumentar o faturamento do seu negócio. Reinventar as estratégias no período mais frio do ano pode ser o primeiro passo para não perder nenhuma oportunidade de vendas no inverno.

Seja em pequenos mercados, restaurantes, lanchonetes ou food trucks, a base de venda segue a mesma linha de raciocínio. Antecipar a necessidade do público naquele período. A fundadora e diretora da Fernanda Stinchi Consultoria em Gestão, Gastronomia e Nutrição, Fernanda Stinchi, acredita que investir em opções tradicionais da estação é o primeiro passo para não errar nas vendas de inverno. “A estação traz, junto com o charme do frio, a oportunidade de aumentar as vendas dos produtos sazonais típicos do período”, explica Fernanda.

Qual a estratégia?

Mas, antes de definir o que entra ou sai, é importante dar atenção ao cliente. É ele quem dita as regras. Em se tratando de pequenos supermercados ou mercearias, a ideia é identificar o perfil do consumidor atendido. Com isso, se define qual o melhor movimento para aquecer as vendas no inverno. “Como o espaço é reduzido, a escolha do mix de produtos para o inverno é crucial. Por isso, o controle de estoque e o histórico dos anos anteriores são de extrema importância. Um alerta importante é ter cuidado com os lançamentos. Às vezes, eles ficam nas prateleiras tomando o lugar de campeões de vendas”, afirma Haroldo Eiji Matsumoto, sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa.

Algumas categorias-chave não devem ser dispensadas do mix, tanto dos supermercadistas como daqueles que oferecem comida pronta. São produtos muitos acessados na estação. Em se tratando de alimentos e bebidas, produtos como massas, molhos, vinhos, chocolates e bebidas quentes são itens muito procurados e potencializam as vendas no inverno.

E para os empreendimentos de bairros?

No caso de lojas ou comércio de bairro, muitos desses produtos apresentam maior valor agregado. E é esse o fator que deve aumentar o ticket médio do cliente. “Hoje a maioria dos pequenos e médios varejos possui grande diversidade de categorias ou tipo de produtos, sendo um grande desafio para a indústria, por disputarem cada vez mais os espaços restritos na gôndola. Porém, esses comércios, vêm buscando atender o consumo e as necessidades de seus clientes, aumentando o ticket médio e gerando fidelidade ao estabelecimento”, ressalta Edimilson Oliveira. O jovem é gerente de trade marketing da C2C – Close to Consumer, agência especializada em soluções para trade marketing.

Já para os estabelecimentos que oferecem comida pronta, vale a pena associar ao cardápio algumas ações que podem potencializar as vendas no inverno. Alguns exemplos são: oferecer cupons de desconto, cartões-fidelidade ou um “compre e ganhe”, além de sorteios, etc. “Um calendário com cardápio específico, mesmo que seja de comidas prontas, com algum tipo de interatividade com o consumidor, também é uma ótima pedida para diversificar ações”, afirma Oliveira.

Na última edição da Revista Assaí Bons Negócios, você encontra a matéria completa. Potencialize as vendas no inverno do seu negócio! Clique aqui e confira!

 

Você também pode
gostar de:

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!