Sanduíche natural: a opção saudável de fast food
27/07/2015 - 19h
Passar no supermercado, descongelar a carne, lavar os vegetais, preaquecer o forno, refogar, assar, servir, lavar a louça: cozinhar leva tempo. E tempo é artigo raro na rotina atribulada dos tempos atuais. Por esse motivo, a alimentação fora de casa está sendo cada vez mais a opção dos brasileiros. Nos últimos anos o mercado de lanchonetes e restaurantes cresceu mais de 15% no país.
Comer fora de casa é prático, mas pode ter seus perigos. A opção por fast foods e comidas mais gordurosas, aliada ao sedentarismo, tem nos feito engordar. De acordo com o Ministério da Saúde, 51% da população brasileira está acima do peso.
Impulsionado por esses fatores há um mercado novo crescendo bastante: o de fast foods saudáveis. Os números impressionam, na última década, o mercado de alimentação saudável cresceu cerca de 870%. Olhando para esse cenário, pensar em abrir uma lanchonete de sanduíches naturais revela-se uma ótima ideia.
Começar nesse ramo, como em qualquer outro, exige planejamento. De acordo com o documento Ideia de Negócios, do Sebrae, um dos principais aspectos que interferem no sucesso de uma lanchonete é a sua localização. E no caso específico dos sanduíches naturais, o empreendedor poderá buscar a instalação de sua loja próxima a negócios complementares, tais como academias de ginástica, escolas de práticas esportivas e clubes. A proximidade com essas atividades aumentará as chances de sucesso desse empreendimento.
Com o mercado apresentando um cenário tão favorável, é natural que a concorrência seja grande. Para destacar-se é importante conseguir agregar valor ao negócio. Para isso, essas dicas podem ser úteis:
- Fornecer sanduíches para buffets e festas.
- Oferecer receitas de sanduíche exclusivas e adaptadas à cultura regional e também com base em culturas internacionais.
- Adaptar o sanduíche de acordo com o pedido do cliente.
- Embalar os sanduíches a vácuo.
- Preparar mini sanduíches para crianças.
- Montar combos com sucos ou outros produtos naturais.
- Oferecer opção para que o próprio cliente monte o seu sanduíche, em uma espécie de self service.
Além dessas dicas, ter à disposição do cliente outros produtos que também façam bem à saúde é uma forma de aumentar o faturamento da lanchonete. Frutas inteiras ou fatiadas, sopas, sorvetes, shakes, granola, iogurte natural, saladas, sucos naturais e bebidas energéticas são algumas opções que casariam muito bem com os sanduíches naturais.