Saiba como preparar sua promoção
28/07/2015 - 14h
As promoções são ferramentas indispensáveis para o varejo. Seja para aproveitar o aquecimento do mercado em datas comemorativas, ou para alavancar as vendas em momentos de crise financeira, elas são aliadas tradicionais dos varejistas. Mas os empresários devem ficar atentos, porque para uma promoção obter sucesso, não basta reduzir sem critérios os preços das mercadorias ou distribuir brindes aos clientes. Mal planejada e mal executada, a promoção pode ter resultados opostos aos esperados.
É fundamental que a oferta tenha um objetivo claro, que seja dado um desconto que não comprometa a rentabilidade da empresa, que seja estipulado prazo definido para terminar a ação e que a comunicação atinja diretamente o público-alvo da marca.
Confira mais algumas dicas difundidas pelo Sebrae para aproveitar ao máximo as promoções:
- Treinar e, se necessário, reforçar a equipe de vendas. Os funcionários não podem ter dúvidas sobre o funcionamento da promoção e devem estar engajados em fazê-la dar certo. Eles são importantíssimos na divulgação da ação e também para motivarem e convencerem os clientes a participarem da promoção.
- Ainda que as promoções tenham um caráter festivo, não quer dizer que o ponto de venda possa ficar bagunçado. A organização do PDV facilita as compras e melhora a produtividade. Além disso, como a comunicação é parte indispensável de qualquer ação promocional, o empresário deve dispor uma boa sinalização no estabelecimento, com mensagens claras e de rápido entendimento. Um PDV bagunçado dificulta a eficácia da comunicação.
- Essa é uma boa época que você pode utilizar para vender em quantidade. Afinal, ninguém gosta de margens baixas, mas margens menores com uma quantidade maior, sempre geram bons lucros! Coloque descontos progressivos: 1 produto 10% / 2 produtos 20% / 3 produtos 30%. O desconto progressivo é um benefício que atrai clientes.
- Aproveite a promoção para conquistar uma nova clientela estendendo o horário de funcionamento do seu estabelecimento. Por exemplo: fechando mais tarde ou abrindo aos domingos.