Compartilhe

Prepare-se para o verão com receitas leves e refrescantes

O verão pede refeições leves, práticas e refrescantes. Além de o calor demandar essa leveza, muitos clientes desejam perder alguns quilinhos acumulados durante o ano e, para isto, estão focados em um cardápio mais saudável, composto por frutas, legumes, verduras e cereais. Para que o sabor e a alegria de comer sejam garantidos nas receitas de verão, é importante diversificar o cardápio com criatividade. Se o preparo for fácil, melhor ainda!

As saladas já são um clássico do período, mas podem ficar ainda mais atrativas. Ofereça diferentes tipos de molhos e opções de proteínas animais e vegetais. O mercado tem aceitado bem lugares que fazem a salada de acordo com o gosto do cliente: ele escolhe as folhas, os legumes, os acompanhamentos, os molhos e, ao final, paga pelo mix de ingredientes usados. O sistema é semelhante ao dos restaurantes que fazem massas na frente dos clientes, e tem como vantagem extra permitir que ele acompanhe o preparo de sua refeição.

Uma boa variedade de sucos também pode ser um atrativo interessante! Sempre que possível, ofereça a bebida feita com a fruta ao invés das polpas encontradas no mercado. Assim como para as saladas, você pode deixar o cliente livre para fazer diferentes combinações de sabores e ainda oferecer extras diferentes, como gengibre, capim-limão, alecrim e cardamomo. Além dos sucos, vale a pena incluir no cardápio os chás gelados e alguma opção de suco detox. É interessante ter disponível embalagens para viagem para atingir também o público que não tem tempo de consumir o preparo com calma no seu estabelecimento.

Ideias de saladas

Ingredientes como acelga, tomate-cereja, folhas de manjericão, quinoa, sal, pimenta-do-reino, azeite e limão podem compor uma salada funcional rica em vitaminas e perfeita para um dia de calor. Quem quiser ainda pode adicionar mozzarella de búfala ao preparo.

Outra salada prática e leve é composta por ingredientes como filé de frango grelhado em tiras, alface-americana rasgada, croutons, parmesão em lascas e molho à base de maionese, creme de leite, azeite, salsinha e alho triturado. A salada da horta também é uma opção para os dias mais quentes. Para preparar, basta utilizar alface rasgada, cenoura ralada, rúcula, cebola em rodelas, parmesão em lascas, tomate e brócolis. Para acompanhar, um molho cítrico vai muito bem!

Pratos quentes

Quem preferir um prato quente, mas típico do clima tropical do verão, pode preparar um camarão com abóbora. Além de cada porção ter poucas calorias, é fácil de fazer.

Com 500 gramas de abóbora sem casca em cubos, 250 gramas de camarões frescos sem casca, uma cebola pequena picada, três dentes de alho bem picados, duas colheres de sopa de salsinha picada, uma colher de sopa de mostarda dijon, uma xícara de água, uma colher de chá de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, o prato está garantido.

Você também pode
gostar de:

Receitas deliciosas com cerveja

Incremente seus pratos com cerveja, essa paixão nacional!

5 tipos de pães para fazer em casa

Confira receitas de pães para agradar a toda a família!

Dicas para empreender com biscoitos artesanais

Saiba como começar a trabalhar com biscoitos artesanais e tornar seu negócio rentável!