Pisando em ovos
27/07/2015 - 17h
Apesar de tão comum nas cozinhas de todo o Brasil, o ovo, ao ser manuseado e armazenado, exige muita atenção para que a saúde de quem o consome não seja afetada.
Um dos principais motivos de todos esses cuidados é que a casca do ovo é extremamente porosa, por isso ela permite trocas gasosas entre a parte interna do alimento e o seu exterior. É por isso que, por exemplo, não se deve armazenar o ovo próximo a alimentos ou a qualquer produto que tenha odores fortes.
Para tentar ajudar aos que trabalham diariamente com ovos em sua cozinha e evitar a contaminação pela Salmonela, listamos aqui alguns cuidados fundamentais do momento da compra ao consumo do alimento.
Como Comprar
- Verifique se a embalagem discrimina a data de validade, o selo de inspeção oficial e dados do produtor, como nome e CNPJ.
- Nunca compre ovos com a casca suja, quebrada ou trincada.
Como Armazenar
- Guarde-os, preferencialmente, na geladeira ou em local limpo, seco, fresco e arejado.
- Retire-os da embalagem original e guarde em recipiente limpo.
- Os ovos devem ser armazenados nas prateleiras no interior da geladeira – e não na porta, para diminuir o risco de racharem.
- Deve-se evitar contato com qualquer alimento que possa contaminar sua casca, como carnes e outros produtos crus.
Como Manusear
- Lave os ovos somente no momento de utilizá-los.
- Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o alimento cru e cozido.
- Para o consumo, os ovos devem ser bem fritos ou cozidos.
- Uma dica para verificar se os ovos estão frescos é coloca-los em uma vasilha com água: se o ovo flutuar, é velho; se for fresco, afundará. Isto se deve ao fato de quanto mais velho for, maior é a câmara de ar interna do ovo.
- O ovo é um alimento perecível e, após o preparo, deve ser conservado em embalagem fechada e sob refrigeração.