Pequenos negócios com grandes estratégias
03/06/2016 - 18h
Apesar de disporem de verbas menores para promover campanhas para atrair a clientela, os micro e pequenos varejistas podem lançar mão de muitas ações para se tornarem grandes no atendimento ao consumidor e terem mais sucesso nos negócios. Separamos algumas dicas do consultor Edmour Saiani para você implementar no seu empreendimento:
- Trabalhe a reputação da sua marca. Lojas bonitas, com gente carinhosa e competente vendendo, valem mais. Lojas com mau atendimento fazem com que o cliente queira se “vingar” pagando menos.
- Valer mais por item faz com que o cliente goste da marca, compre mais e recomende.
- Venda produtos que ninguém mais vende, mesmo que sejam poucos itens.
- Melhore o atendimento. Ter gente que atenda o cliente quando ele menos espera e o ajude espontaneamente é uma forma de cativar. Gente que escolha o hortifruti por ele, que ajude a encontrar o creme dental correto, o sabão em pó certo...
- Adote uma linguagem de precificação mais atraente do que as etiquetas com preços em reais. Você pode, por exemplo, colocar placas nas frutas com frases como: “Colhida no pé para ir à sua casa. Com esta fruta, toda a sua família vai ficar muito saudável e feliz”.
- Só contrate funcionários bons e livre-se dos que não são dedicados. O custo é o mesmo, mas o retorno é incrivelmente diferente.
- Sempre faça mudanças na sua loja. Pinte a parede, mude a iluminação e faça frases carinhosas para o cliente. Faça de novo e depois mude.
- Mantenha sempre eventos na loja. Faça constantemente demonstrações de produtos, por exemplo. O cliente adora movimentos desse tipo. Cursos também são boas opções.
- Seja o melhor cliente para o seu fornecedor, pois ele sempre o recompensará privilegiando a sua loja com o que você merecer e ele puder fornecer.