Compartilhe

O que a sua loja comunica?

Com os clientes cada vez mais exigentes, é preciso saber inovar o ambiente de seu negócio a fim de oferecer um espaço atrativo e confortável para a compra. Montar um ponto convidativo para qualquer tipo de comércio depende de inúmeros detalhes que, somados, podem  alavancar vendas e lucros. “A organização no PDV é fundamental para que o cliente encontre os produtos que procura, assimile campanhas e promoções e também para que sinta satisfação na experiência de compra”, aponta Marly Yamamoto Lopes, gerente de marketing do Assaí. A profissional ainda destaca que, quando o produto não é encontrado pelo cliente ou as informações não são claras e a loja é poluída, a probabilidade de esse consumidor desistir da compra é muito alta. “Uma loja desorganizada passa descrédito, pois há sensação de ingerência e amadorismo, o que é depreciativo aos valores vendidos pela marca”, diz.

O espaço deve encantar o consumidor, proporcionando-lhe bem-estar. De acordo com os especialistas em comunicação visual Fátima Lourenço e José Oliveira Sam, no livro Vitrina: veículo de comunicação e venda  (que além de abordar conceitos para composição de vitrines, traz ricas informações sobre organização do espaço interno da loja – PDV), todos os sentidos do cliente devem ser trabalhados para que ele permaneça o máximo possível de tempo no ambiente comercial. Para tanto, a composição de produtos nas prateleiras, nas gôndolas, nos expositores e nos pontos extras deve estar integrada e organizada. A prática de visual merchandising aborda tais aspectos para dispor produtos e dar aquele destaque especial a eles, assim como arranjar os espaços.

INOVE SEU PONTO

Quer mudar a comunicação visual do seu espaço? Saiba que todo projeto pode ser melhorado, mesmo com baixo custo. Se você dispõe de pouca verba, elementos mais caros como o acrílico, metal e madeira podem ser substituídos por materiais como plásticos, tecidos e adesivos. Na internet, você encontra muitas dicas e pode contar com o auxílio da ferramenta Inova Loja Digital (inovaloja.sebraesp.com.br) do Sebrae. Ela foi desenvolvida com foco nos micro e pequenos varejistas que procuram ajuda na hora de organizar o ponto de venda. Disponível para acesso online, o Inova identifica problemas e oportunidades nas instalações do negócio que possam impactar diretamente nos lucros.

Vale lembrar que nenhum dos itens citados para melhoria da comunicação visual surtirá efeito se não houver integração com um atendimento de excelência. Portanto, fique atento!

O que não fazer

Não existe receita pronta para acertar no planejamento e execução da comunicação no ponto de venda, mas alguns erros podem ser evitados.

Confira os mais comuns:

  • Descuidar da vitrine: Deixar peças caídas e não substituir regularmente os produtos pode fazer com que sua vitrine caia no esquecimento do cliente.
  • Iluminação deficiente: Não trocar lâmpadas queimadas ocasiona a desvalorização do produto em exposição.
  • Não cuidar da temperatura: O ambiente deve ser aconchegante (nem muito frio nem muito quente) para que o cliente permaneça o máximo de tempo nele.
  • Cores desajustadas: As cores podem atrair ou afastar seu cliente. Esteja atento ao estudo de tonalidades e suas indicações para cada ponto da loja.
  • Não utilizar de simpatia: Não adianta fazer um grande investimento na comunicação visual da loja, se seu atendimento não for 100%. Ouça e atenda ao cliente com simpatia.
  • Descuidar da formação do pessoal: O treinamento de colaboradores é essencial para que o DNA de seu negócio seja passado, em harmonia com os outros elementos, ao cliente.
  • Layout inadequado: Pode fazer com que seu cliente sinta-se perdido dentro da loja e não encontre o que deseja. As seções e produtos próximos devem ter relação entre si.

Fonte: Sebrae

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!