Compartilhe

Minimercados: estrutura, vigilância sanitária e licenças

Os minimercados são uma boa ideia para quem está pensando em empreender. Localizados em bairros ou atendendo a pequenas cidades, os minimercados alcançam um público específico, que busca produtos do dia a dia em caráter emergencial. Com uma boa administração, esses estabelecimentos são capazes de gerar muito lucro.

Para ser considerado um minimercado, o espaço deve ter 300 m2, e deverá ser registrado para que o empreendimento abra as portas. Para entrar em funcionamento, o minimercado precisará de um alvará expedido pela Vigilância Sanitária. Para obter essa licença, é preciso estar cadastrado no Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária (CMVS), do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA).

Após esse trâmite, agentes visitarão o estabelecimento para conferir se tudo está de acordo com uma lista de exigências da Vigilância Sanitária. Isso é necessário, pois a manipulação e a venda de alimentos podem causar danos à saúde da população. Por isso, minimercados precisam ser mantidos nas mais perfeitas condições de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material comercializado e manipulado no local.

Confira abaixo a estrutura indicada pelo Sebrae para um minimercado:

  • Conjunto de prateleiras ou gôndolas para produtos de mercearia em geral;
  • Freezers, balcões refrigerados e geladeiras para exibição de produtos que necessitam de armazenamento em baixas temperaturas;
  • Balcões aquecidos para área de padaria;
  • Caixas para cobrança;
  • Escritório para administração;
  • Pequena área de estoque;
  • Espaço para acomodar carrinhos e certas.

Você também pode
gostar de:

mulher e homem brancos apoiados em uma bancada olhando para o celular felizes - Dia do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock

Economia real: dicas para o consumidor vigoroso

Saiba como fugir das armadilhas do Dia do Consumidor e aproveitar para economizar de verdade

jovem negra em um escritório segurando uma prancheta com gráficos e informações - Semana do Consumidor - Assaí Atacadista - Imagem: Shutterstock

5 técnicas de marketing para faturar na Semana do Consumidor

Chegou a hora! Atualize as estratégias de marketing do seu negócio e ganhe mais dinheiro na Semana do Consumidor!

homem branco da terceira idade sentado na cozinha sorrindo enquanto olha para um notebook - Assaí Atacadista - rotina pós-Carnaval - Imagem: Shutterstock

Rotina pós-Carnaval: 3 dicas para colocar a vida nos eixos

Facilite a recuperação pós-Carnaval com estas dicas práticas e certeiras que o Blog Assaí preparou para você!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!