Mercadinhos e empórios voltam a fidelizar clientes
19/03/2017 - 09h
Os mercadinhos de bairro e mercearias ganharam a eficiência da arquitetura moderna e voltaram a chamar a atenção dos consumidores. Agora mais conhecidos como empórios, os estabelecimentos cada vez mais fidelizam clientes com seu charme e estilo de atendimento.
A união dos moldes das décadas passadas com itens mais modernos, está proporcionando vida e beleza a esse tipo de comércio e também ajudando a valorizar o negócio.
Para quem deseja aproveitar essa tendência, algumas dicas de arquitetura podem ajudar. É preciso ter um ambiente aconchegante, tratamento personalizado e oferta de produtos diferenciados.
Visual
O visual da loja é o primeiro aspecto capaz de convidar uma pessoa a entrar. O cuidado com a arquitetura e decoração deve ser complementado por uma boa experiência no momento da compra, para garantir o sucesso da venda e o retorno do cliente. Aliar a beleza do espaço com sua funcionalidade, organizando os produtos com uma boa lógica de compra é fundamental para otimizar os pequenos espaços. A comunicação visual e o mobiliário também são um diferencial para estabelecimentos desse tipo. O atendimento deve prezar por cativar o cliente.
Tendência
Os mercadinhos e mercearias podem aproveitar uma tendência: a volta das pessoas às cozinhas de casa, onde preparam receitas para receber visitas. Muitos anfitriões vão em busca de espaços menores para fazer suas compras, onde pretendem encontrar opções mais exclusivas, produtos orgânicos e fornecidos por produtores locais. Além disso, buscam um contato mais próximo com o proprietário do empório, que deve ser capaz de dar algumas dicas e passar informações sobre os produtos que comercializa.
Tempos clássicos
Uma decoração que remete aos armazéns mais clássicos e uma abordagem pessoal totalmente distinta propiciam uma experiência de compra muito mais agradável. Os biscoitos vendidos a granel, a possibilidade de degustar um café enquanto se fazem compras e o bom papo com o proprietário da loja, muitas vezes presente e recebendo pessoalmente os clientes, são detalhes que conquistam, segundo profissionais da arquitetura que estão atuando nessa tendência de mercado.