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Erros que podem afastar o cliente do seu site

Quando pensamos no site da nossa empresa é importante que o visualizemos como a casa virtual do negócio. Seja você do setor de serviço ou produto é importante imaginar que o cliente que acessa o endereço eletrônico está passeando pela sua empresa, da mesma forma que o faz fisicamente: observando os produtos, a organização, o atendimento, a funcionalidade e a facilidade que ele vai ter para conseguir o que está buscando.

Por isso é tão importante ter um bom site. E bom não significa, necessariamente, caro. Na verdade quer dizer que você deu prioridade e atenção ao conteúdo digital. Fotos mal tiradas, textos escritos de forma confusa, pouca informação e falta de canais de comunicação são algumas das falhas capazes de encerrar uma compra muito antes de ela começar. Pior, essas questões podem acabar virando uma enorme propaganda negativa.

Para que isso não aconteça com a sua empresa, enumeramos alguns erros que podem mandar o cliente para longe do seu negócio. Confira:

Cuidado com os elogios: chamar-se de “melhor”, “mais rápido”, “mais eficiente” pode ser um grande tiro no pé – principalmente se esses adjetivos não forem reais. Além disso, este tipo de abordagem afasta clientes mais céticos. Ao invés disso, apresente seus produtos e valorize seus diferenciais de forma mais sutil. Informe as funcionalidades e os detalhes dos produtos. Lembre-se sempre que no ambiente digital o cliente não pode tocar o produto, portanto é importante que você descreva os detalhes, que imagine essa apresentação como uma vitrine.

Evite expressões técnicas e termos em outros idiomas: a internet é um ambiente democrático. Por isso, é importante que todas as informações que você incluir no seu site possam ser acessadas por qualquer pessoa. Use o português correto, aposte na linguagem simples e seja direto. Lembre-se de que o conteúdo é o discurso de venda, como se fosse a fala do vendedor. Por isso, faça textos que demonstrem proximidade, sejam parceiros e acessíveis.

Dê peso às informações: de nada adianta você montar um site incrível se encontrar as informações de contato da loja for praticamente uma caça ao tesouro. Coloque os itens mais importantes em evidência, tente diminuir ao máximo o número de cliques que o cliente terá que fazer antes de encontrá-la. Coloque-se no lugar do consumidor: se eu fosse entrar no meu site, o que estaria procurando? Qual seria a forma mais fácil de encontrar as informações que preciso?

Cumpra o que promete: se o seu site tiver um formulário de contato que promete resposta em até uma semana, cumpra essa promessa. Se você está oferecendo descontos para compras específicas, garanta que eles serão computados. Não se esqueça de testar todos esses sistemas semanalmente (se possível, diariamente), para que nenhum cliente seja prejudicado por falhas tecnológicas.

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