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Dez dicas que vão preparar o seu estabelecimento para o Natal

O fim do ano já está aí e lojas de todos os segmentos e tamanhos se preparam para a alta movimentação esperada nesta época especial. É o momento de os comércios aproveitarem aquele irresistível desejo de comprar que surge junto com o décimo terceiro salário, e que impulsiona as vendas de Natal. Mas, para que o fim de ano do comércio seja farto, algumas dicas são preciosas:

1. O atendimento é um grande influenciador de decisão do consumidor. Prepare a equipe tecnicamente para que ela possa oferecer as melhores soluções, de acordo com as expectativas dos clientes. Tão importante quanto o preparo técnico é a capacitação dos funcionários em noções de marketing e vendas.

2. Fique atento aos indicadores. Lembre-se! Volume não é diretamente proporcional à lucratividade. Dependendo do produto que você oferece, pode obter a mesma lucratividade ou até mais ao vender menos unidades, mas com um melhor valor agregado.

3. Atente-se às previsões e tendências do mercado. Mantenha um estoque maior no período, compatível com as expectativas de vendas.

4. Seja criativo nas vendas, no relacionamento com os clientes, na exploração das técnicas de marketing e de merchandising, nas propagandas e promoções.

5. Dê opções de mix de produtos conforme os itens mais procurados. Esteja preparado para atender a todos os perfis de consumidores e maximize suas vendas.

6. Atualize o site da loja com todas as novidades e promoções natalinas. O comércio online está em pleno crescimento.

7. Reforce a equipe e antecipe a logística. Maior demanda exige mais mãos e maior agilidade na expedição.

8. Crie diferenciais nas formas de pagamento de seu estabelecimento. A opção de parcelamento é um grande atrativo e descontos costumam fidelizar a clientela.

9. Não comprometa seu capital de giro. Concilie os prazos de pagamento das compras com o recebimento das vendas, negociando condições favoráveis junto aos fornecedores.

10. Satisfaça seu cliente. Último item, mas não menos importante: pergunte ao seu cliente se a venda foi feita de maneira correta e se ele está satisfeito. Cliente satisfeito garante uma possível próxima venda ou, no mínimo, vai ter a sua loja na mente quando pensar em comprar novamente.

Redação Portal Assaí com informações de www.empreendedor.com.br

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