Conheça os tipos de esponjas e maneiras corretas de utilizá-las e conservá-las
27/07/2015 - 20h
A esponja é um item indispensável na cozinha para a limpeza de louças, copos, panelas, talheres etc. Entretanto, existem diversos modelos, cada um para uma tarefa especifica. A fabricante Bettanin, referência no mercado de utensílios para higiene e limpeza doméstica, dá algumas dicas úteis, já que uma de suas principais marcas a EsfreBom, é especialista em esponjas além de panos e luvas.
Tipos de Esponjas
Esponja Multiuso (tradicional)
A clássica verde e amarela é a mais comum e utilizada para limpeza geral de superfícies e utensílios. Mas você sabia que o lado macio facilita a formação de espuma e o lado áspero possui fibras com função abrasiva, agarrando e removendo a sujeira com mais facilidade?
A dica é escolher produtos que tenham diferenciais para melhores resultados, como por exemplo, as esponjas EsfreBom com fibras que contém Power Partículas de Limpeza para garantir menos esforço na hora de tirar a sujeira.
Esponja Não Risca
Item indispensável em toda cozinha. A tradicional esponja azul da EsfreBom é semelhante a esponja Multiuso, porém suas fibras tem a tecnologia de remover mais sujeira sem riscar superfícies e objetos. Ideal para panelas, formas e revestimentos antiaderentes, até mesmo para louças delicadas como taças e talheres.
Esponja “Lã de Aço”
Ideal para limpezas profundas, a lã de aço remove sujeiras e gorduras impregnadas - normalmente presentes em lugares como churrasqueiras, grelhas e fundo de panelas - de forma mais rápida e fácil. Cuidado, é indicada somente para objetos que precisam de limpeza mais pesada e que não são sensíveis a riscos. É recomendada a utilização aliada da Esponja Multiuso com um pouco de água para facilitar a limpeza sem danificar as superfícies.
Cuidados Gerais
Apesar de garantir a higiene e limpeza da casa, as esponjas exigem atenção especial, pois podem acumular bactérias e, ao contrário de limpar, podem até prejudicar a saúde. Por isso o ideal é ter uma esponja exclusiva para cada tipo de uso e para cada local, a fim de evitar contaminações.
Para garantir a correta higiene da esponja livre de bactérias e com maior durabilidade, é recomendado lavar a esponja (apenas a tradicional/multiuso e Não Risca) em água corrente com detergente neutro, retirar os resíduos de toda a superfície e levar ao microondas por 10 minutos encoberta por água. Após, deixar a esponja de molho em um recipiente com cloro e água.
E quando devo trocá-las?
Outra dúvida que surge, é quando devemos trocá-las. O ideal é fazer a substituição da Esponja Multiuso semanalmente. Já para as esponjas de Alumínio e Aço, algumas contam com tecnologias que não deixam a esponja enferrujar em contato com a água. Nesses casos pode-se usá-la até começar a abrir suas tramas. Caso contrário, quando começar a apresentar aspecto enferrujado, até mesmo as de Alumínio.
É importante também salientar que não é recomendado utilizar álcool ou produtos a base do mesmo na esponja, pois ocorre degradação precoce da mesma.
Matéria patrocinada: