Compartilhe

Conheça diferentes tipos de farinhas e saiba como usá-las

Você sabia que existem mais de 15 tipos de farinhas no mercado atualmente? Apesar de as farinhas de trigo e mandioca serem as mais conhecidas e utilizadas no preparo dos mais variados pratos, as versões integrais e feitas de sementes e de frutas tornam-se cada vez mais conhecidas. Além de serem mais nutritivas e proporcionar benefícios para a saúde, elas são alternativas para quem precisa seguir dietas restritivas. As farinhas feitas de arroz, aveia e amêndoas estão entre as versões saudáveis mais conhecidas.

A de amêndoas contém 35% da recomendação diária de vitamina E, conta com proteínas e gorduras saudáveis. Pode ser utilizada para empanar carnes brancas como frango e peixe, no preparo de almôndegas, bolos e também de panquecas e biscoitos. Um cuidado importante com essa farinha é no seu armazenamento. Ela precisa ser refrigerada ou congelada depois de aberta para não oxidar.

A farinha de arroz é muito utilizada por quem possui intolerância ao glúten. Pode ser encontrada na versão integral e apresenta índice glicêmico baixo. Assim como a farinha de coco, vai muito bem no preparo de sobremesas! Rica em fibras solúveis e composta por uma substância que auxilia na diminuição de colesterol no sangue, a farinha de aveia pode ser utilizada nas receitas de panquecas, bolos, tortas e biscoitos!

Além dessas mais conhecidas, confira os benefícios de outros tipos de farinha que têm conquistado paladares e cardápios:

  • Farinha de banana-verde – estimula a flora intestinal, eliminando aquela sensação de inchaço do dia a dia.
  • Farinha de berinjela – grande quantidade de fibras que ajudam a dar saciedade para o corpo quando aliadas ao consumo diário de água.
  • Farinha de coco – ingrediente interessante nas receitas de bolos. Não contém glúten e apresenta muito mais fibras do que a versão em óleo.
  • Farinha de linhaça – massas de bolos, tortas e empanados podem ser incrementadas com essa farinha, que também fica ótima com frutas e saladas.
  • Farinha de maracujá – as farinhas de frutas, como a de maracujá, contam com mais vitaminas e minerais por serem feitas com a fruta inteira, da casca à semente. Pode ser consumida com sucos e iogurtes.

Também podem ser encontradas no mercado as farinhas de milho, de quinoa, de soja, de uva, entre outras opções. Experimente e confira os benefícios.

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!