Confira alguns passos para montar um plano de negócios realista
08/02/2017 - 11h
Um plano de negócios é um documento utilizado para planejar e definir um negócio em estágio inicial ou não, de forma a determinar a sua estratégia de atuação para o futuro. Considerado por muitos como um guia para a gestão estratégica, é o principal instrumento que investidores utilizam para conseguir avaliar se vale a pena investir dinheiro em uma empresa ou em uma ideia.
Um plano deve servir como guia para sua empresa, testar sua viabilidade, orientar o planejamento estratégico, transmitir credibilidade e demonstrar conhecimento de seu negócio, antecipando possíveis armadilhas, elementos-surpresa, erros e problemas, trazendo previsibilidade e antecipando as soluções.
Confira algumas dicas para tornar o seu plano de negócios realista:
- Defina qual é o seu modelo de negócio, descubra se realmente existem oportunidades de mercado e se você está solucionando o problema de alguém.
- Teste suas hipóteses e premissas, pesquise, altere, ouça, reavalie, confirme quantas vezes forem necessárias.
- Mapeie seus concorrentes, diretos e indiretos, e mostre seu diferencial.
- Seja conservador, seus sonhos devem ser embasados com realidade.
- Monte diversos cenários para suas projeções – sabendo que um empreendedor corre sempre o risco de fazer suposições que nunca se concretizem.
- Mostre que o plano de negócios é viável. Crie demonstrativos financeiros. Defina a viabilidade do projeto com base no tempo que o negócio vai demorar para devolver o dinheiro investido, sem mágicas!
- Trabalhe a sua rede de contatos em paralelo com o plano de negócios – conectando-se a fornecedores, clientes etc. Use ferramentas como o Facebook, Instagram e LinkedIn.
- Vá direto ao ponto e descarte informações que não sejam essenciais.
- Seja preciso: determine prazos para todas as etapas, e quem as executará.
- O seu plano de negócios deve ser maleável. A cada dia, você descobrirá coisas novas sobre o mercado, produto ou serviço.