Como usar a gestão para sobreviver à crise
06/10/2015 - 17h
Todos os setores foram atingidos. Desde 2003, o varejo não havia registrado resultado tão ruim quanto o obtido no primeiro semestre deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas do comércio sofreram recuo de 0,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, excluindo o setor automotivo.
Haroldo Monteiro, coordenador da pós-graduação de Gestão Estratégica no Varejo do Ibmec/RJ, avalia que momentos de crise servem para fazer um ajuste maior no negócio. “Uma boa gestão deve ser uma preocupação constante e não somente em tempos de retração econômica. Dessa forma, é possível ajustar-se ao mercado no dia a dia, pois em momentos difíceis haverá melhor desempenho.”
O executivo diz não ter boas perspectivas para um cenário mais favorável já para o próximo ano e, por esta razão, assegura que a hora é de profissionalização de equipe, redução de custos e, mais do que nunca, foco no comportamento do consumidor.
É o que defende também Cláudio Felisoni de Angelo, presidente do Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA). Segundo ele, é importante que o empresário conheça muito bem o seu cliente, pois o quadro atual exige uma proximidade maior com o consumidor. “O que é uma grande vantagem dos pequenos comércios, pois já têm essa característica. Assim podem oferecer aquilo que o público quer”, diz.
Não se trata de uma tarefa simples. Com o bolso controlado, os clientes estão mais seletivos em suas compras. Por isso, é necessário analisar seu padrão de consumo, fazer pesquisas e usar as mídias sociais como apoio.