Como higienizar legumes e folhas
06/11/2015 - 10h
Servir uma receita com ingredientes mal higienizados pode causar situações desastrosas para um empreendimento. As principais vítimas das bactérias são as crianças com menos de cinco anos, os idosos com mais de 60 e as mulheres grávidas. O cuidado com o que servimos para nossos clientes começa na compra que fazemos com o fornecedor. Já naquele momento é possível prezar pela higiene dos alimentos, ficando atento à validade dos produtos e evitando opções que já tenham sido picadas (pois se cortadas antes de serem higienizadas, a faca pode ter contaminado a polpa).
Uma grande parte das impurezas das verduras precisa ser retirada manualmente. Por isso, elas devem ser bem lavadas em água corrente, passando o dedo por toda a folha para tirar resquícios de terra ou pequenos insetos e larvas. Depois, as folhas devem ficar por 30 minutos de molho em uma solução desinfetante para então serem lavadas novamente em água corrente e servidas. Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Se a opção for por ingeri-los com casca, é fundamental esfregar cada legume com uma bucha (designada apenas para isso) sobre toda a extensão, para remover sujeiras e resquícios de agrotóxicos. Produtos orgânicos precisam dos mesmos cuidados.
Confira algumas dicas para desinfetar os alimentos:
- Vinagre: Use duas colheres de sopa para um litro de água. Mergulhe as verduras e os legumes na solução e aguarde 30 minutos.
- Água sanitária: Nesse caso, use uma colher de sopa para um litro de água e diminua o tempo de molho para 15 minutos.