Compartilhe

Como estão os hábitos de consumo dos brasileiros na hora do lanche?

Uma análise feita pela Kantar Worldpanel sobre o comportamento de consumo dos brasileiros nos últimos anos mostra que entre 2009 e 2014 consumidores brasileiros vivenciaram um período de bonança. Enquanto, em 2011, 80% da população dizia estar entusiasmada com a situação econômica do país, hoje esse número caiu para 32%. Em relação à situação pessoal, 86% dos domicílios brasileiros faziam uma avaliação positiva, há cinco anos, e o índice atual é de 67%. Essa mudança de comportamento se deu em decorrência do aumento da inflação e da taxa de desemprego, que contribuíram para gerar um cenário de incertezas perante a população.

Mas esse cenário contribuiu para o surgimento de um consumidor mais consciente, engajado e exigente na hora de eleger um produto. Acompanhando o movimento do consumo fora de casa, o estudo mostra que no lanche da manhã os brasileiros adquirem produtos que consideram gostosos, optando por gastar pouco. No entanto, no lanche da tarde, o que predomina é a necessidade de consumir algo saboroso para satisfazer a vontade, momento em que o indivíduo está disposto a gastar mais. O levantamento demonstra também que o lanche da tarde ocupa o primeiro lugar no ranking de refeições feitas longe da cozinha de casa.

Uma pesquisa feita pelo grupo Nielsen na região metropolitana de São Paulo (2º semestre de 2015), observou que 46% do consumo de snacks é feito fora de casa, principalmente entre o almoço e o jantar. A pesquisa mostra ainda que, no período de um mês, uma pessoa adquire snacks em oito locais diferentes, como supermercados, padarias e mercearias. Entre os entrevistados, 31% consome pequenos lanches (incluindo comidas e bebidas) para complementar uma refeição, 12% por prazer pessoal e 8% para enganar a fome. Também são citados motivos como fazer uma pausa (6%), baixar a ansiedade (3%) e aumentar a atenção (2%).

 

Você também pode
gostar de:

pessoa organizando a agenda para o fim de ano - Assaí Atacadista

Final de ano chegando: veja como se preparar!

O final de ano chegou! Saiba como preparar sua casa com as dicas do Assaí!

banner nova linha pantene queratina - produtos de beleza - assaí atacadista

Conheça a nova linha Pantene Queratina Preenche & Blinda

Com fórmula Pro-V Miracles com Queratina, essa linha protege os fios e reduz o tão incômodo frizz  

amigas em uma lanchonete sendo servidos por um jovem garçom preto - fidelização de clientes

Fidelização de clientes: 5 maneiras infalíveis

Conquiste novos consumidores com essas supertécnicas do Assaí para fidelização de clientes!