Compartilhe

Cafeterias oferecem oportunidades de negócios

O mercado  de cafeterias cresceu nos últimos anos

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Brasil é o maior produtor de café do mundo. Isso se reflete no número de entregas do produto para fora do país. Na safra de julho de 2015 a junho de 2016, por exemplo, o mercado brasileiro exportou 5 milhões de sacas do produto. E esse é um dos principais fatores que justifica o crescimento de cafeterias no mercado.

Aliado à qualificação na produção e às derivações gourmet da bebida, o Brasil driblou a concorrência internacional e aumentou 10% o consumo de marcas nacionais pelos brasileiros. Com o aumento das demandas e a popularização, herança dos últimos anos, as cafeterias viraram bons investimentos para os empreendedores.

Nos últimos oito anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida fora de casa aumentou 307%. Com o mercado aquecido, os investimentos em cafeterias vêm ganhando espaço e, atualmente, somam cerca de 3,5 mil em todo o país.

Versatilidade das cafeterias

 Além de ser um país com potência no mercado de cafés, outro fator que influencia diretamente o crescimento da criação de cafeterias no Brasil é a facilidade de modelagem do negócio.

A flexibilidade do modelo de negócios atrai investidores e facilita a escolha do segmento. Por exemplo, é possível montar cafeterias em espaços pequenos e grandes. Conjugados com restaurantes, lanchonetes e padarias e até em quiosques em um shopping center.

Além disso, a estrutura pode ser montada em um negócio já existente, apenas incluindo um espaço reservado para o café. Isso já acontece em algumas livrarias, bibliotecas ou espaços de leituras.

Dona das tendências

Nada de tradicionalismo. O café se reinventou e trouxe para o mercado derivações que começaram a cair no gosto dos brasileiros, como as bebidas gourmets e as opções em cápsulas. E essa diversidade pode ajudar a alavancar ainda mais o setor. Segundo a Abic, esse segmento tem registrado crescimento de 15 a 20% ao ano.

Guia de cafeterias do Brasil

O sucesso do segmento é tanto que existe até guias especializados e concorridos sobre o tema. O Guia de Cafeterias do Brasil reúne um roteiro completo de estabelecimentos em todo o país. A publicação indica os melhores locais para saborear um bom café. Confira!

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!