Cafeterias oferecem oportunidades de negócios
24/07/2017 - 16h
O mercado de cafeterias cresceu nos últimos anos
Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Brasil é o maior produtor de café do mundo. Isso se reflete no número de entregas do produto para fora do país. Na safra de julho de 2015 a junho de 2016, por exemplo, o mercado brasileiro exportou 5 milhões de sacas do produto. E esse é um dos principais fatores que justifica o crescimento de cafeterias no mercado.
Aliado à qualificação na produção e às derivações gourmet da bebida, o Brasil driblou a concorrência internacional e aumentou 10% o consumo de marcas nacionais pelos brasileiros. Com o aumento das demandas e a popularização, herança dos últimos anos, as cafeterias viraram bons investimentos para os empreendedores.
Nos últimos oito anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida fora de casa aumentou 307%. Com o mercado aquecido, os investimentos em cafeterias vêm ganhando espaço e, atualmente, somam cerca de 3,5 mil em todo o país.
Versatilidade das cafeterias
Além de ser um país com potência no mercado de cafés, outro fator que influencia diretamente o crescimento da criação de cafeterias no Brasil é a facilidade de modelagem do negócio.
A flexibilidade do modelo de negócios atrai investidores e facilita a escolha do segmento. Por exemplo, é possível montar cafeterias em espaços pequenos e grandes. Conjugados com restaurantes, lanchonetes e padarias e até em quiosques em um shopping center.
Além disso, a estrutura pode ser montada em um negócio já existente, apenas incluindo um espaço reservado para o café. Isso já acontece em algumas livrarias, bibliotecas ou espaços de leituras.
Dona das tendências
Nada de tradicionalismo. O café se reinventou e trouxe para o mercado derivações que começaram a cair no gosto dos brasileiros, como as bebidas gourmets e as opções em cápsulas. E essa diversidade pode ajudar a alavancar ainda mais o setor. Segundo a Abic, esse segmento tem registrado crescimento de 15 a 20% ao ano.
Guia de cafeterias do Brasil
O sucesso do segmento é tanto que existe até guias especializados e concorridos sobre o tema. O Guia de Cafeterias do Brasil reúne um roteiro completo de estabelecimentos em todo o país. A publicação indica os melhores locais para saborear um bom café. Confira!