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Vendas no Natal podem movimentar o faturamento

As expectativas do comércio para o fim do ano sempre são altas. Saiba como aproveitar as vendas no Natal para alavancar seu negócio

Com a chegada da reta final do ano, chega o momento de colocar em prática os preparativos para a época de maior movimento no comércio. As festas se aproximam, ficam cada vez maiores e mais frequentes. A expectativa sempre é de um considerável aumento nas vendas no Natal e no faturamento. Lojistas, donos de restaurantes e empresários comemoram, mas sabem que é necessário se planejar e trabalhar muito para garantir que os últimos meses de 2017 rendam os frutos esperados.

Motivos para otimismo existem. De acordo com Renata Vieira, assessora econômica da Fecomercio-SP, há uma projeção que indica  crescimento. Cerca de 5% no ano para o faturamento real do varejo no Estado e em torno de 7% para a cidade de São Paulo.

Para o segmento de supermercados, que concentra cerca de 32% das receitas do varejo, é esperado um crescimento de aproximadamente 4%, em termos reais. “Analisando o atual cenário econômico, com queda da inflação, redução dos juros e melhores condições de acesso ao crédito, a expectativa é de que o faturamento dos variados setores volte a subir, pois, com esses resultados, passa-se a ter uma melhor propensão ao consumo. Soma-se a isso também a tendência de melhora nos resultados gerais de emprego, o que ajuda a aumentar a confiança do consumidor, que já está em trajetória positiva”, analisa Renata. Para ajudar os empresários a aproveitarem o aumento nas vendas no Natal, preparamos este conteúdo especial, com dicas que podem tornar o fim do ano ainda mais próspero.

Conte com o marketing

No período em que todo o comércio espera aumentar suas receitas, obter um lugar de destaque diante dos consumidores é fundamental. Confira as sugestões de especialistas no assunto. “Com a proximidade das festas de fim de ano, é preciso manter a consistência nas redes sociais. Começar suas ações de marketing digital antes do mês de dezembro é uma ótima escolha. Estar presente é fundamental para ser lembrado na hora das compras. Seja equilibrado: ninguém está no Facebook para fazer compras. As pessoas querem entretenimento, então construa um perfil interessante para seu público-alvo e saiba equilibrar suas postagens de vendas. Mantenha o foco em valorizar sua marca. Isso fará com que sua audiência busque seus produtos”, aconselha Nils Kauertz, CEO e fundador da Wunder, agência especializada em marketing digital.

Para o professor e gestor de mercado Pedro Henrique de Oliveira, as ações de marketing devem ser assertivas para gerar um aumento nas vendas no Natal. “A partir do momento em que você encanta, gera desejo e proximidade com a marca, falamos muito na ‘experiência de compra’. O neuromarketing atual deixa claro que os cinco sentidos humanos devem ser atingidos para criar uma proximidade entre empresa e cliente sem deixar transparecer uma relação monetária. É importante expandir essa onda de final de ano para os demais meses. E isso é possível!”, pontua Pedro.

As redes sociais, segundo Matheus Lessa, consultor de negócios especialista em bares e restaurantes, são o cartão de visitas para as marcas. “Use as redes sociais para aumentar o relacionamento com seus clientes. Crie ofertas exclusivas para as pessoas que interagirem com suas postagens ou seus concursos para aumentar a entrega por meio de gamificação (curta o post, marque dois amigos e concorra a um produto, por exemplo). Estudos provam que as pessoas adoram games”, explica Lessa.

Supere os problemas e aumente as vendas no Natal

Com um movimento maior, é natural que o trabalho e os obstáculos também aumentem. O fundamental é saber como enfrentá-los. “No final do ano, é necessário acompanhar o estoque de maneira mais ativa, por conta da maior rotatividade. Fazer regularmente o estudo sobre o histórico de vendas para o período é essencial para manter o estoque em níveis adequados. Também é importante manter o controle do fluxo de caixa. Dessa forma, é possível acompanhar o momento certo para a reposição”, explica Renata Vieira, assessora econômica da Fecomercio-SP.

Uma forma de manter a qualidade do atendimento, mesmo com o aumento da demanda, é optar pelos funcionários sazonais. “A contratação temporária é algo com que muitos terão de lidar. O desafio mais importante é fazer com que a nova equipe entenda o conceito e o propósito da empresa. Podemos afirmar que muitas pessoas desconhecem essa filosofia. O pilar fundamental desse processo é contratar profissionais com o perfil humano e a identidade da empresa e não pela qualificação técnica, já que certamente será necessário um treinamento técnico para a atividade”, explica Pedro Henrique de Oliveira, professor e gestor de mercado.

Prato cheio

O mercado de alimentação fora do lar também espera o último trimestre com os aumentos nas vendas no Natal. Saiba como aproveitar o momento para ganhar mais clientes e aumentar o faturamento. “Crie um plano de marketing com estratégias muito bem definidas para essa época. Comece a testá-las com antecedência para poder otimizar seus resultados. Invista no co-branding e faça outros modelos de negócio.O cliente pode obter vantagens ao frequentar ou adquirir os produtos”, explica Lessa.

E completa: “existem restaurantes que fazem parcerias com salões de beleza, barbearias, lava-jatos, etc. O importante é que os dois negócios consigam divulgar e vender seus produtos. Agregar valor ao serviço oferecido aos seus clientes. Criar ofertas nos sites de compras coletivas também pode ser uma ótima estratégia, principalmente em épocas de crise. Você pode definir o dia, o horário e o número de pessoas. Poderá aumentar o movimento em dias mais fracos e ganhar uma oportunidade de divulgar sua marca em parceiros”.

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