Compartilhe

Conheça os benefícios da vitamina D, a “vitamina do sol”

A vitamina D é um nutriente essencial para nosso organismo, ajudando na prevenção de problemas como doenças cardiovasculares, doenças ósseas e transtornos mentais

A vitamina D também é conhecida como a “vitamina do sol”, isso porque os raios solares são a principal fonte para o corpo. Para receber as doses diárias ideais desse nutriente, o recomendado é ficar exposto ao sol por entre 15 e 20 minutos todos os dias, de preferência, com braços e pernas descobertos. Então aproveite aquele sol que bate em sua janela. E nada de se esquecer de usar o protetor solar. 

BENEFÍCIOS DA VITAMINA D PARA A SAÚDE 

Essa vitamina é essencial para diversas células do nosso corpo, principalmente aquelas que formam o sistema cardiovascular. Além disso, ela também é responsável por manter os ossos mais saudáveis, pois atua diretamente na absorção de cálcio pelo organismo. A dose diária recomendada de vitamina D ajuda na prevenção de diversos problemas de saúde, como: 

  • Gripes e resfriados

  • Transtornos mentais, como a depressão

  • Doenças cardíacas

  • Diabetes

  • Doenças autoimunes

  • Câncer

OS ALIMENTOS TAMBÉM PODEM SER UMA FONTE DE VITAMINA D 

Alguns alimentos de origem animal também contêm esse nutriente. Os vegetais não são considerados boas fontes de vitamina D, por não conseguirem sintetizá-la tão bem quanto os animais. Entre os alimentos que são fontes de vitamina D, estão: salmão, atum, ovo, queijo cheddar, carne bovina, fígado, leite, iogurte, cogumelos e óleo de fígado de bacalhau. 

Os alimentos, porém, são apenas um complemento para quem não consegue tomar sol diariamente pelo tempo recomendado. Os raios solares são responsáveis por cerca de 90% da quantidade de vitamina D que uma pessoa adulta precisa por dia. Lembre também que os raios do sol precisam incidir diretamente sobre sua pele. 

 

CUIDADOS COM OS SUPLEMENTOS DE VITAMINA D 

Algumas pessoas optam por tomar suplementos de vitamina D para conseguir sanar o problema de não tomar sol diariamente. Apesar disso, essa é uma prática que deve ser feita com acompanhamento médico. O excesso desse nutriente pode ser muito prejudicial para a sua saúde. Caso você tome o suplemento de vitamina D para além das doses recomendadas, seu corpo pode começar a aumentar os níveis de cálcio no sangue. Esse aumento repentino leva à calcificação de diversos tecidos do organismo, principalmente os dos rins, que, com o tempo, podem até mesmo deixar de funcionar. 

Viu como a vitamina D, assim como tomar sol, é essencial para a sua saúde? Fique de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia e o seu bem-estar!

 

Você também pode
gostar de:

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!