Luana Garcia Corentino largou uma carreira de sucesso na área de gestão de pessoas e apostou no sonho de empreender com um charmoso café e bistrô em Belém (PA)
Começar um negócio não é fácil, mas arriscar tudo o que tem e depois ver isso quase desmoronar é algo indescritível. Foi isso que aconteceu comigo em 2020 quando, após sair de uma carreira de mais de 10 anos na área de gestão de pessoas, tive que fechar meu negócio 12 dias após a inauguração por causa da pandemia do novo coronavírus.
O começo de um sonho
Sempre tive vontade de empreender e acompanhei alguns comércios da minha família quando era mais nova. Apesar de gostar da ideia, sou administradora de empresas e, trabalhando na minha área em vários empregos, deixei esse desejo um pouco de lado.
O desejo de empreender falou mais alto quando, há cerca de três anos, surgiu a oportunidade de assumir a gestão de um café após a saída do antigo proprietário. Por estar dentro de uma área de coworking, o local oferecia uma ótima oportunidade para relacionamento, eventos e inovação, e isso me incentivou a arriscar.
Desafios
Depois de investir tudo o que eu tinha, a pandemia já trouxe um choque de realidade. Com as limitações de atendimento, ficamos seis meses fechados e sem condições de atender e conquistar novos clientes. Tentamos algumas opções, como delivery e venda para conhecidos, mas toda a minha cozinha estava no café e não tinha estrutura.
Nessa fase, foi mesmo a solidariedade e amizade de muitas pessoas que me ajudaram a manter as contas com a compra de créditos e doações. Chorei muito no começo, mas encontrei esperanças nas parcerias e nos novos círculos de amizade que construí.
Após esse período, veio a necessidade de nos entendermos enquanto negócio e encontrar o diferencial que nos destacaria dos concorrentes. Como inovar e ser reconhecido sem estrutura e investimento? O segredo foi focar sempre produtos de qualidade e atendimento, conhecendo os clientes e nos tornando referência na região.
"O caminho DAS PEDRAS"
Aos poucos, fomos criando relacionamentos e diversificando nossos produtos. Além do café, hoje contamos com o serviço de coffee break em eventos pequenos no coworking, almoços (sob reserva) e uma variedade de salgados e doces. O destaque está para o nosso cappuccino, que já é conhecido pelos clientes como o melhor de Belém.
Sempre procuro me atualizar e estar atenta às novidades. Fazemos opções de doces para datas comemorativas locais, como um biscoito alusivo ao Círio de Nazaré. Além disso, sou muito orgulhosa e grata à Academia Assaí, fiz vários cursos na plataforma, contei minha história e fui ganhadora da Categoria Ponto Fixo em 2020.
Hoje, além de mim, tenho na equipe minha mãe e minha irmã, que ajudam muito na produção e nas vendas.
DICAS DE OURO
Capacitação contínua
Conhecimento nunca é demais! Invista sempre em novos cursos, de instituições reconhecidas e que trazem novidades do mercado e tendências. Os cursos da Academia Assaí sempre são atualizados e ajustados à realidade do empreendedor.
Rede de parceiros
Precisa de um produto, mas não tem estrutura para produzir? Compre de outro empreendedor, amigo ou conhecido e fortaleça sua rede de parceiros. Além de garantir a qualidade, amplia sua rede e promove pequenos empreendedores.
Oportunidade na limitação do atendimento
Mesmo tendo estrutura limitada para um produto, ofereça por meio de reservas. Além de garantir a sua produção, ainda adiciona o sentimento de exclusividade ao serviço, como os almoços no bistrô.
Atendimento e relacionamento
Qualidade sempre em primeiro lugar. Um bom atendimento fideliza e aproxima. Conheça seu consumidor e se relacione com ele sempre com opções que atendam ao perfil.
Diversificação
Invista em outros serviços relacionados com o seu negócio, que não onerem sua estrutura, mas ofereçam boa margem de lucratividade. A Yellow Coffe trabalha com opções para eventos e datas comemorativas, diversificando e garantindo sempre novidades para seus clientes regulares.