Conteúdo principal

Quais são as melhores redes sociais para negócios?

O Instagram é o queridinho do momento para os usuários, seguido pelo Facebook e pelo TikTok. Mas, para seu negócio, essas redes são as ideais?

Você utiliza as redes sociais para promover seus negócios? Elas, apesar de terem um objetivo em comum, são diferentes, com públicos de perfis diferentes e modos de usar bem distintos.

É preciso entender cada uma para falar direto com seu público-alvo e não utilizar o mesmo material para todas as redes, erro muito comum cometido por empreendedores.

O que funciona e engaja no TikTok, por exemplo, pode não dar o mesmo resultado para o LinkedIn ou o Facebook. Dessa forma, você estará jogando seu tempo e seu dinheiro fora se não produzir materiais direcionados para cada plataforma.

MAIOR ENGAJAMENTO

Cerca de 92% dos celulares brasileiros têm o Instagram instalado. O aplicativo, inclusive, já superou o WhatsApp em tempo de uso diário, revelou recente pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box - Uso de Apps no Brasil, realizada em dezembro de 2022, fruto de uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box.

A pesquisa sugere que a promoção de vídeos por meio da sua ferramenta Reels pode ser a explicação para as pessoas estarem passando mais tempo no Instagram. 

Criado para fazer frente a plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Kwai, o Reels tem conseguido manter a base de usuários do Instagram engajada e, pelo visto, mais tempo com o app aberto.

ALÉM DO INSTAGRAM

O Facebook é a segunda plataforma social mais popular em celulares no Brasil, instalado em 85% dos smartphones. Sua distribuição é equilibrada por gênero e classe social. É o único dos apps que apresenta uma proporção crescente de usuários conforme a idade. 

Entre as pessoas de 16 a 29 anos, 82% têm o Facebook instalado no aparelho. O percentual sobe para 85% no grupo de 30 a 49 anos e chega a 86% entre aqueles com 50 anos ou mais. 

O TikTok já ocupa a terceira posição em popularidade nos celulares brasileiros (41% dos aparelhos), mas ainda bem atrás de Instagram e Facebook. Sua principal característica é a juventude dos usuários. 

Dentre os apps pesquisados, é aquele com a maior diferença por faixa etária: está instalado em 48% dos smartphones dos brasileiros com 16 a 29 anos, ante 40% na faixa de 30 a 49 anos e 33% no grupo com 50 anos ou mais. 

Em seguida, vem o rival direto do TikTok – o Kwai –, instalado em 32% dos smartphones. O app do Twitter chama a atenção por ter um público masculino bem maior que o feminino: 45% dos homens têm o Kwai instalado, contra 30% das mulheres. 

E o LinkedIn, dentre as plataformas sociais no estudo, está em 35% dos celulares, e é a que tem a maior diferença de penetração a favor das classes A e B, estando presente em 42% dos seus smartphones, ante 33% das classes C, D e E.

DICA EXTRA

DEIXE O CLIENTE SABER ONDE VOCÊ ESTÁ

Um erro muito comum entre os empreendedores é não colocar a sua localização nas redes sociais. Os clientes procuram em redes sociais, aplicativos, sites, e estes por sua vez não têm localização, são globais. 

Dessa forma, é imprescindível para seu negócio que o cliente encontre você, principalmente se estiver bem próximo.

Além de telefone e endereço, deixe sempre bem claro de qual cidade e estado está oferecendo seus produtos e, quando possível, coloque região, bairro e endereço completo. 

A geolocalização é fundamental para as buscas e o consequente sucesso de seu negócio.

Desafio para ambulantes em eventos

Como facilitar o pagamento em eventos com aglomeração?
Leia mais +

Taxa do cartão de crédito: cobrar ou não cobrar?

Saiba como cobrar (ou não) a taxa do cartão dos seus clientes!
Leia mais +

Um brinde aos destilados brasileiros

Cachaça e muito mais. Conheça alguns típicos destilados brasileiros!
Leia mais +

Churrasqueiro profissional

Aprenda como um churrasqueiro profissional trabalha e como você pode se tornar um!
Leia mais +

Zona de conforto: preciso sair dela?

Saia da zona de conforto! Mas, espere...
Leia mais +

Vovó das padarias, uma influenciadora!

Conheça a Vovó das padarias e outros influenciadores que põem a mão na massa!
Leia mais +

Receita: Croissant com presunto Soltíssimo Sadia

Com o presunto soltíssimo Sadia, o sabor e a praticidade estão garantidos  
Leia mais +

Após 5 anos, a dívida caduca e o nome fica limpo?

Muitos devedores acreditam que a dívida some, mas o fato é que não pagar o que deve só piora a situação
Leia mais +

Mais vidro reciclado

Aprenda para onde vai o vidro reciclado!
Leia mais +

Comida de carnaval para alimentar os foliões

Veja dicas de comida de carnaval para você faturar durante a folia!
Leia mais +

Descubra os benefícios da azeitona na alimentação

Além de ser um petisco delicioso e um ingrediente coringa para diversas receitas, a azeitona é um excelente aliado para a sua saúde.
Leia mais +

Vinagre de maçã: aliado da saúde e dietas

Entenda todo o poder do vinagre de maçã e como incorporá-lo de maneira saudável na sua alimentação
Leia mais +

Dover-Roll aposta na economia circular

O consumidor participa ao escolher produtos sustentáveis  
Leia mais +

60 inaugurações em 2022 marcam recorde de abertura

Veja mais um recorde de abertura de lojas do Assaí!
Leia mais +

Hot dog fora da caixa: empreendedora conta história

Cachorro-quente diferente é segredo do sucesso de empreendedora pernambucana. Confira!
Leia mais +

Gana

Você conhece Gana? A Revista Assaí Bons Negócios traz a gastronomia e a cultura desse país africano.
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!