Compartilhe

É preciso mais que dinheiro para investir em uma franquia

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias cresceu 11,9% e faturou R$ 115 bilhões em 2013. Pela ascensão do setor e também pela segurança que uma marca já registrada traz ao empresário, a opção por empreender a partir de uma franquia torna-se cada vez mais vantajosa.

Lyana Bittencourt, especialista em franquias, aponta que um franqueado precisa agir como gestor administrativo, comercial e de pessoas. No entanto, para muitos, conduzir as três funções é tarefa difícil. A primeira delas diz respeito aos cálculos do negócio. Analisar todas as entradas e saídas – recebimento de clientes, gastos com produtos, salário de funcionários, investimento em marketing, entre outras contas. Muitos dos que empreendem conhecem profundamente apenas a técnica do negócio. Portanto, cursos específicos de administração são fundamentais para evitar tropeços.

Ao conhecer seu negócio de forma profunda, a questão comercial torna-se mais simples. Sabendo a quantidade de farinha que sua fábrica utiliza por dia, o prazo para recebimento de um cliente, a capacidade de sua produção mensal, o empresário torna-se capaz de negociar prazos e valores com clientes e fornecedores com mais embasamento. Afinal, não basta programar um pagamento para dez dias, se não há certeza de que o dinheiro irá entrar.

Já a boa gestão de pessoas se faz basicamente com comunicação e atenção. Saber identificar os pontos fortes e fracos de sua equipe é tarefa primordial para qualquer empresário. Dessa forma, é possível atribuir tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um, elevando o desempenho do time. Além de reconhecer e premiar as boas ações e metas atingidas, estimular a troca de ideias, sugestões e críticas respeitosas também é papel de um bom líder e isso pode ser feito de maneira bem informal (sem muitos gastos), em um almoço ou cafezinho, com o time ou com cada funcionário separadamente.

Você também pode
gostar de:

mulher jovem tirando foto de uma sobremesa em um prato-divulgação criativa-Assaí Atacadista

3 maneiras de fazer uma divulgação criativa no seu comércio

Veja dicas estratégicas e aprenda a criar uma divulgação criativa para alcançar os objetivos do seu negócio com...

dois homens e duas mulheres em uma cozinha conversando-tipos de comerciante-Assaí Atacadista

5 tipos de comerciantes para conhecer e celebrar sua excelência

Comemore o Dia do Comerciante sabendo mais sobre os tipos de comerciantes, seus modelos de negócios e seu impacto na...

mulher negra empreendedora em uma loja-Assaí Atacadista-Storytelling

Storytelling: a estratégia de vendas de que seu comércio precisa!

Quer encantar o público e tornar seu negócio memorável? Então leia esta matéria e aprenda como trabalhar com...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!