Compartilhe

Terceirização de campanhas de marketing social

A maioria das empresas brasileiras (78%) terceiriza a criação das campanhas de marketing social, é o que aponta a pesquisa 100 Casos de Marketing em Sites de Redes Sociais - Cenário Brasileiro 2006-2014, realizada pelo ESPM Media Lab.

Divulgado durante o 1º Fórum Digital ESPM Media Lab, o estudo também observou que, no universo de marketing social, o Facebook continua líder das campanhas (42%), seguido por YouTube (24%), Twitter (22%), Instagram (5%), Orkut (3%), Google+ (2%) e outras redes, como Vevo, Flickr, LinkedIn, Vimeo, SoundCloud e Formspring.me (2%).

Em 56 dos 100 casos analisados, houve a combinação de diferentes mídias. Dentro desse conjunto, 42,8% das campanhas mesclaram mídias digitais. A mistura de Facebook, Twitter e YouTube foi a mais utilizada (22%), seguida de Facebook com Twitter e com YouTube (cada uma com 19%). As campanhas também uniram mídias digitais e tradicionais, como TV, rádio e/ou mídia impressa (28,6%) e PDV, outdoor, marketing direto e/ou ativação (28,6%).

As motivações mais comuns para as campanhas são as mensagens institucionais, com 81% dos casos, seguidas de relacionamento (56%), mensagens publicitárias (50%) e promoções (37%).

Para entender o universo das mídias sociais, é importante ter em mente algumas regras básicas:

  • As mídias sociais são mecanismos de diálogo com os consumidores, que precisam ser leves e, principalmente, transparentes.
  • É preciso misturar com harmonia todas as mídias (vídeo, texto, fotos e áudio) e integrá-las com as tradicionais mídias de massa e off-line.
  • As métricas são importantes para nortear as ações de comunicação e marketing. É necessário definir objetivos e monitorar esses dados, mas tenha em mente que apenas curtidas e compartilhamentos não podem definir o impacto de uma ação ou campanha.

Você também pode
gostar de:

Cheetos Crunchy: 3 curiosidades incríveis que você precisa saber

Saiba mais sobre a novidade do Cheetos Crunchy Super Cheddar e visite uma loja do Assaí para garantir o seu econ

cesta com alimentos de São João - kits juninos - Assaí Atacadista

Kits juninos: crie, venda e ganhe dinheiro no São João

Veja como ganhar uma renda extra no período de São João vendendo kits juninos com as dicas do Blog Assaí!

cesta com pipoca com uma casal de xadrez no fundo - Assaí Atacadista - presentes para o dia dos namorados

Dia dos Namorados: presentes criativos que combinam com o São João

Surpreenda seu par com presentes de Dia dos Namorados que fogem do óbvio e demonstram amor no clima junino

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!