Compartilhe

Brasil perde posições em ranking internacional de competitividade

O Brasil caiu três posições no Índice de Competitividade Mundial 2014 (World Competitiveness Yearbook), ficando em 54º na lista composta por 60 países. Atualmente, o Brasil está à frente apenas da Eslovênia, Bulgária, Grécia, Argentina, Croácia e Venezuela. Entre os anos de 2010 e 2013, o país saiu da 38ª posição para a 51ª. Os dados são do do International Institute for Management Development (IMD), uma das principais escolas de negócios do mundo, e que contou com a colaboração da Fundação Dom Cabral para coletar os dados no Brasil.

O estudo tem como objetivo avaliar as condições oferecidas pelos países para que as empresas tenham sucesso nacional e internacionalmente. Para ser considerado competitivo, um país precisa registrar bom desempenho econômico, boa infraestrutura e governos e empresas eficientes.

Apesar de ser a sétima maior economia global e atrair investimentos estrangeiros, o Brasil não consegue sustentar seu crescimento, indica o índice, problema atribuído principalmente ao seu complexo sistema regulatório e legislação trabalhista. Segundo o professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, responsável pela coleta de dados no Brasil, a não implementação de investimentos em infraestrutura e os problemas relacionados ao fornecimento de energia (disponibilidade e altas tarifas) foram fatores decisivos para a queda da competitividade.

A pesquisa também considera as opiniões de executivos sobre a economia brasileira, um dos itens que contribuiu para o resultado negativo deste ano. Conforme Arruda, atualmente a percepção da comunidade empresarial está negativa. Além disso, como o governo e o setor privado mantiveram o foco no mercado interno este ano, o Brasil teve uma baixa participação no comércio internacional, o que também contribuiu para o desempenho negativo no ranking.

Você também pode gostar

banner da promoção Copos da Torcida-Assaí Atacadista

Descubra como ganhar os Copos da Torcida exclusivos do Assaí

Você pode ter uma coleção dos Copos da Torcida em casa! Leia a matéria do Blog Assaí e saiba como participar da...

homem e mulher com as roupas da bandeira do Brasil felizes olhando um para o outro em um fundo amarelo-casal torcedor-Assaí Atacadista

3 dicas para o casal torcedor comemorar o Dia dos Namorados

Atenção, casal torcedor: saiba como tornar o Dia dos Namorados ainda mais divertido com atividades relacionadas à...

banner com as embalagens do produtos das marcas próprias do Assaí Atacadista com texto logo e duas pessoas

Marcas próprias Assaí: economia e qualidade no seu carrinho

Entenda por que a escolha certa pro seu comércio e sua casa é a linha de produtos das marcas próprias Assaí nesta...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!