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Vendendo o pão de cada dia

Quem é que não gosta do cheiro de pão quentinho e não se sente atraído quando passa em frente a uma padaria? Pois é com todo esse apelo às sensações e em especial, claro, ao paladar, que as padarias se mantêm como um dos negócios essenciais nas cidades do mundo todo: da antiguidade até hoje.

Atualmente, no Brasil, são mais de 63 mil padarias. A maioria, micro e pequenas empresas. O segmento atende em média 41,1 milhões de clientes por dia, o que corresponde a 21,5% da população nacional e gera 700 mil empregos diretos e outros 1,5 milhão indiretos.

Soma-se a essa concorrência, outro concorrente que vem sendo apontado por especialistas como o maior de todos: os supermercados. Isso porque os pães são utilizados por esses estabelecimentos somente para atrair a freguesia, inclusive com a prática de preços especialmente baixos.

Para sobreviver nesse mercado, atualmente, as padarias tradicionais estão dando lugar a estabelecimentos comerciais com um mix de produtos diversificado. Desde o início dos anos 90, elas estão se transformando em lojas que pouco lembram os tempos da caderneta em que eram anotadas as contas do freguês.

A “nova padaria”, de acordo com um diagnóstico de mercado do Sebrae, muito se assemelha a um minimercado, uma loja de conveniência, uma delicatessen ou a uma “boutique” de pães. Ou, em muitos casos, tudo isso misturado.

Localização

O ideal é procurar uma área com alta densidade populacional ou grande fluxo de pessoas e carros. Especialistas acreditam que a existência de estacionamento para os clientes é fundamental. Outra possibilidade é o empreendedor dar preferência à região central da cidade, a locais próximos aos terminais de ônibus, metrô ou táxi. Isso porque muitas pessoas, no final do expediente quando voltam para casa, compram o lanche da noite, principalmente nos grandes centros, onde não se tem o hábito de jantar.

Tipo da padaria

Após definir a localização do negócio, o empreendedor deve escolher o tipo de panificadora a ser montada, e qual o mix de produtos e serviços que será oferecido ao cliente. Para tanto podemos identificar os seguintes tipos:

  • Padaria tipo boutique – Localizadas em regiões com alto poder aquisitivo, concentradas em produtos próprios e importados. Sua quantidade não é representativa.
  • Padaria de serviço – Localizadas em regiões centrais e ruas com grande circulação e concentração de lojas comerciais ou escritórios. Além dos produtos de padaria, confeitaria e rotisseria, oferecem serviços de bar, lanchonete, fast food etc.
  • Padaria de conveniência – Localizadas em bairros residenciais. Além dos produtos próprios: padaria, confeitaria, rotisseria e serviços de bar, lanchonete, oferecem uma gama de produtos de conveniência, chegando algumas a oferecer cerca de 3.000 itens.

Diversificação

Nesse ambiente de extrema concorrência, diversificar e priorizar a produção própria e a oferta de produtos é fundamental. Entre as opções há os segmentos de boulangeries (pães elaborados), confeitaria, (bolos e doces sofisticados), fast food (lanches e refeições rápidas por quilo), até o happy hour (frios, bebidas e variedades), cafeteria e opções como oferecer café da manhã – setor explorado há pouco tempo nos grandes centros.

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