Compartilhe

Cuidados com a higienização de estabelecimentos

Da porta de entrada à cozinha, é importante seguir rigorosamente uma rotina de limpeza em qualquer tipo de negócio do setor de alimentação. Pisos e banheiros sujos, louças lascadas, funcionários com os cabelos soltos e roupas malcuidadas ou com sujeira, afugentam a clientela. Para que o cliente sinta-se confortável no estabelecimento, alguns cuidados são necessários para manter a higiene e a boa aparência do local.

Limpeza geral

Dentro ou fora do estabelecimento, evite manter entulhos, restos de comidas e pacotes de mantimentos abertos. Esse tipo de descuido atrai visitantes indesejáveis, pragas como baratas e moscas. No início do dia e após o almoço, quando não há clientes no estabelecimento, recomenda-se fazer a limpeza de manutenção e, ao final do dia, uma higienização completa de todas as áreas, afastando móveis e equipamentos para alcançar todos os cantos possíveis. Vale ressaltar que os produtos de limpeza devem ser guardados longe dos alimentos.

Pisos, paredes e mesas têm de ser frequentemente higienizados e reparados para evitar manchas e descascamento. Descuidos como restos de refeições sobre as mesas ou em volta delas são inadmissíveis. Se forem usados, guardanapos de pano e toalhas de mesa não podem conter manchas ou furos.

Banheiros

Ponto de muita atenção no estabelecimento, os banheiros precisam ter manutenção durante o dia todo. O ideal é deixar um ou dois funcionários dedicados à limpeza do espaço – troca de lixo, secagem de pias e reposição de toalhas, papel higiênico, sabonete e aromatizador. A higienização completa do local (feita com desengordurantes e desinfetantes concentrados) precisa ocorrer duas vezes por dia. A manutenção de equipamentos, como pias, torneiras, vasos sanitários, secadores de mãos e do sistema de energia elétrica também deve estar em dia. Ao menor sinal de vazamentos, quebra ou falha na conexão, é importante chamar um técnico para evitar problemas mais graves no futuro.

Louças

A higienização de louças, copos e talheres deve ser rigorosamente inspecionada. Para tanto, a prioridade é que sejam usados produtos desengordurantes específicos para cada tipo de louça, talheres e copos (porcelana, prataria, inox, cristal, entre outros) para evitar opacidade, descascamento e manchas. Além disso, objetos lascados prejudicam a imagem do restaurante. Cuide para que os acessórios sejam trocados regularmente.

Funcionários

É fundamental que garçons, ajudantes, caixas e atendentes estejam com as unhas cortadas e limpas, cabelos bem aparados e, se compridos, preferencialmente presos. Seus uniformes devem estar sempre em boas condições de uso, sem manchas ou furos. Os colaboradores da cozinha merecem cuidado redobrado. O dono do estabelecimento deve oferecer ao time roupas apropriadas, toucas e protetores, além de treinamentos de higiene e manuseio de alimentos.

Você também pode
gostar de:

mãe preta e mãe branca de roupão - autocuidado para mães - Assaí Atacadista

Autocuidado para mães - 6 negócios para encantar esse público

Fature oferecendo serviços e produtos de autocuidado para mães!

Desvendando a Madre do Vinagre: uma aliada da sua saúde

Vinagre Castelo tira todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira!

minicarrinho de compras com notas de dinheiro dentro e alimentos em volta - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Prêmio Academia Assaí 2024: participe e mude a história do seu negócio!

Veja como é fácil se inscrever no Prêmio Academia Assaí e concorrer a prêmios incríveis!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!