Compartilhe

Dicas para quem deseja abrir um restaurante

Abrir um restaurante é o sonho de muita gente. Trabalhar com receitas criativas, aguçar o paladar dos clientes com diferentes sabores e temperos, ter um lugar agradável para receber as pessoas são metas que fazem parte do desejo de milhares de pessoas. Mas não é apenas com vontade que um negócio como esse tem sucesso. Da escolha do ponto às inovações no cardápio, abrir um restaurante requer muito planejamento, esforço, investimento e dedicação do empreendedor.

Confira as dicas que separamos para ajudá-lo a tirar seu projeto do papel com segurança:

  1. Planejamento – Defina o perfil de seu estabelecimento, seu público-alvo e, principalmente, seu objetivo – por exemplo: abrir uma rede de restaurantes, investir em novos públicos, além de comida oferecer outros serviços. Isso vai ajudar no momento de criar as estratégias de seu negócio.
  2. Considere o investimento – Todo dinheiro empregado para abrir seu negócio (da verba para reforma antes da abertura aos gastos com salário de funcionários ou com conta de luz) deve ser considerado como parte dos custos. Isso proporcionará, com exatidão, o valor de gastos e lucros.
  3. Capital de giro – reserve um valor suficiente para sustentar o negócio durante, pelo menos, três meses – até que a empresa tenha lucro. Não programar essa necessidade pode levar o local ao fechamento antes mesmo de se estabilizar.
  4. Controle – Atente-se aos gastos com produtos jogados fora e outros desperdícios. Os custos com falta ou hora extra de funcionário, bem como outros pequenos gastos também precisam ser calculados. O controle diário de custo gera eficiência para o negócio.
  5. Conhecimento – Para investir em qualquer ramo, principalmente, no de alimentação, é preciso conhecê-lo. Invista em pesquisas, conversas com especialistas e com clientes de outros estabelecimentos. Busque as mais diversas fontes de informação e também de inspiração. Acompanhe o mercado e informe-se sobre tendências para agregar diferenciais para seu restaurante.
  6. Força no time – Valorize seus colaboradores, pois ter funcionários capacitados e motivados é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para tanto, mantenha a comunicação alinhada, ofereça treinamentos, garanta seus direitos trabalhistas e oportunidades de crescimento.
  7. Marketing – Divulgue seu restaurante por meio de redes sociais, anúncios publicitários, panfletos ou assessoria de imprensa. Realize promoções e parcerias para chegar a novos públicos e conquistar mais clientes.
  8. Segurança no trabalho – Tanto funcionários quanto clientes devem estar seguros. Ofereça aos colaboradores equipamentos de proteção individual, como luvas de malha de aço e óculos de proteção. O espaço do restaurante deve ter portas de saída de emergência com barras antipânico, livres de impedimento, com tamanho e quantidade compatíveis com a capacidade máxima de lotação, além de extintores de incêndio em quantidades e locais adequados. Também esteja atento aos padrões de higiene e às exigências legais, fiscais e tributárias.

Você também pode
gostar de:

família branca com uma mulher, duas crianças e um homem lavando um carro preto - cuidados com veículos - Assaí Atacadista

Cuidados com veículos: 4 itens essenciais para a manutenção

Não sabe quais cuidados com veículos podem ser feitos em casa para ajudar na manutenção preventiva? Então leia esta...

Hambúrguer Flow Pack: faça uma receita suculenta com a Sadia!

Surpreenda na hora do lanche com essa receita deliciosa feita com o Hambúrguer Flow Pack novidade da Sadi

Pão de Mel Barion: descubra o que torna esse docinho maravilhoso

Conheça o Pão de Mel Barion e descubra curiosidades sobre essa doçura que sempre está na moda!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!