Empreendedor: veja como evitar desperdícios no fim de ano
11/12/2025 - 13h
Você também pode ouvir esse conteúdo!
Sumário
Evitar desperdícios no fim de ano não precisa ser uma tarefa complicada! Leia esta matéria e veja dicas práticas para aplicar no seu negócio e na sua casa.
Já reparou que existem vários tipos de desperdício que, infelizmente, são muito comuns nos negócios? Tudo o que utiliza materiais e recursos, mas não gera valor para a empresa, é considerado um desperdício!
Isso significa que a produção de uma mercadoria ou a prestação de um serviço precisa dar algum retorno à empresa, seja ele financeiro, relacionado a marketing, percepção da marca ou outros aspectos. Para evitar desperdícios no fim de ano e garantir que o negócio continue crescendo e faturando, a organização e o planejamento devem ser olhados com ainda mais atenção nessa fase.
Com isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar qualquer tipo de empreendedor a evitar desperdícios no fim de ano, seja de alimentos, água, luz, tempo, etc. Esperamos que você goste do conteúdo. Boa leitura!
Técnicas de armazenamento e produção eficiente para o período
Durante os meses de novembro e dezembro, o comércio passa por um momento de alta demanda, devido a datas comemorativas como Natal e Ano Novo, além do início do verão e do período de férias.
A eficiência não é o único fator a ser considerado, mas também a responsabilidade na utilização dos recursos, já que uma má gestão e o desperdício podem gerar vários problemas, como:
• Aumento de gastos desnecessários;
• Redução na lucratividade do negócio;
• Percepção negativa dos funcionários;
• Impacto na qualidade dos produtos/serviços;
• Retrabalho e perda de tempo.
Essas consequências podem ser ainda mais negativas para micro e pequenos negócios, já que seus recursos são limitados e pode ser mais difícil se recuperar de prejuízos assim.
Leia também: Descubra como o Assaí é um forte aliado para o seu negócio.
A boa notícia é que é possível evitar desperdícios no fim de ano e em qualquer outro período sabendo as estratégias certas. A seguir, falaremos sobre algumas técnicas que você pode aplicar no dia a dia do seu negócio e começar a combater o desperdício hoje mesmo! Continue lendo para conferir.
Controle de estoque
Você já ouviu falar no “lean thinking”? Traduzido para “pensamento enxuto”, essa é uma metodologia que transformou completamente o sistema de produção da Toyota e outras indústrias.O objetivo dessa metodologia é reduzir qualquer tipo de desperdício para aumentar a produtividade e melhorar os produtos e serviços oferecidos, agregando valor.
Um dos princípios do “lean thinking” é o “just in time” (“bem na hora”), um sistema de estoque que prioriza a produção exata para evitar produtos parados no estoque e reduzir os gastos desnecessários.
Se você tem um negócio alimentício, por exemplo, é importante listar os itens que são campeões de venda nesse período, definindo quais produtos serão necessários para a produção/venda.
Trabalhando com perecíveis, é importante ter um estoque mínimo para garantir que os ingredientes continuem frescos dentro do prazo de validade até serem utilizados.
Definindo esses produtos, faça o seguinte:
• Crie uma ficha com a quantidade exata de ingredientes por receita;
• Padronize as variações para que nada sobre;
• Negocie prazos e substituições com os fornecedores para entregas frequentes;
• Mantenha as prateleiras limpas e organizadas com os produtos mais antigos na frente.
Agora, se o seu negócio não trabalha com alimentos, defina quais são os produtos de linha e quais são tendências do período que precisam de um estoque moderado para repor apenas com a solicitação dos clientes. Nesse caso, a regra é simples, sempre que um produto acabar, reponha, em ciclos curtos.
Trabalhar com o modelo “sob encomenda” é uma boa forma de ter uma previsibilidade na saída dos produtos.
Se possível, use a tecnologia como uma aliada do seu negócio e contrate um sistema de gestão de estoque automatizado, assim, você terá menos preocupações e trabalho manual, otimizando tempo e esforço.
Como armazenar corretamente?

Após a produção, o armazenamento é uma etapa essencial para evitar desperdícios no fim de ano e em qualquer outro período do ano. Para minimizar as perdas, a manutenção e a prevenção devem andar de mãos dadas, ou seja, nos primeiros sinais de que algo precisa de reparo, concentre seus esforços em consertar.
No caso de negócios alimentícios, por exemplo, as máquinas de refrigeração ou câmaras frias precisam estar com a temperatura correta para conservação, então a manutenção desses locais deve ser uma prioridade, já que podem causar sérios prejuízos.
Para comércios de roupas e/ou acessórios, é importante que os materiais sejam armazenados em um local limpo e arejado, longe do sol, mas sem umidade, a fim de não criar mofo.
Além disso, seguir as recomendações governamentais, como a dedetização contra insetos e pragas regularmente, também é fundamental para manter qualquer tipo de produto seguro e evitar perdas.
Porções inteligentes = redução de sobras
Ter conhecimento do giro real dos produtos é uma das maneiras mais eficientes de reduzir os desperdícios de água, alimentos e outras matérias-primas.
Caso sobre alimentos, por exemplo, é interessante contar com a parceria de instituições sem fins lucrativos ou projetos sociais que podem destinar esses produtos para quem precisa.
É importante ressaltar que evitar desperdícios é um trabalho em conjunto que vai dos funcionários para os clientes, sendo assim, comece conscientizando os funcionários sobre as boas práticas, estimulando seu comprometimento com um programa de reconhecimento.
A clientela também pode ser envolvida. Para isso, basta oferecer um material informativo que incentive o descarte correto (reciclagem/compostagem) ou o reaproveitamento (upcycling), dependendo do tipo de produto.
Seguindo essas dicas sustentáveis, seu negócio pode se tornar mais produtivo, evitando perdas e tornando-se mais lucrativo e competitivo no mercado.
Gostou deste assunto? Então recomendamos a matéria: Guia básico para criar um comércio sustentável.
Conte com o Assaí para ajudar seu negócio em 2026
Não importa o ano, o Assaí tem preços baixos, uma variedade de produtos e marcas de qualidade para seu negócio e seu lar! Confira as ofertas no site assai.com.br/ofertas e venha encher seu carrinho economizando.
A sustentabilidade não é uma pauta de conteúdo para o Assaí Atacadista e, sim, um compromisso sério, por isso, a companhia busca realizar operações responsáveis e transparentes, tendo o menor impacto ambiental possível.
Saiba mais sobre as ações sustentáveis do Assaí clicando aqui. Conheça também o projeto “Alimento a gente compartilha” no site: https://institutoassai.org.br/alimento-a-gente-compartilha/.
Obrigado por ler até o fim e até a próxima!





