MAIOR ENGAJAMENTO
Cerca de 92% dos celulares brasileiros têm o Instagram instalado. O aplicativo, inclusive, já superou o WhatsApp em tempo de uso diário, revelou recente pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box - Uso de Apps no Brasil, realizada em dezembro de 2022, fruto de uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box.
A pesquisa sugere que a promoção de vídeos por meio da sua ferramenta Reels pode ser a explicação para as pessoas estarem passando mais tempo no Instagram.
Criado para fazer frente a plataformas de vídeos curtos, como TikTok e Kwai, o Reels tem conseguido manter a base de usuários do Instagram engajada e, pelo visto, mais tempo com o app aberto.
ALÉM DO INSTAGRAM
O Facebook é a segunda plataforma social mais popular em celulares no Brasil, instalado em 85% dos smartphones. Sua distribuição é equilibrada por gênero e classe social. É o único dos apps que apresenta uma proporção crescente de usuários conforme a idade.
Entre as pessoas de 16 a 29 anos, 82% têm o Facebook instalado no aparelho. O percentual sobe para 85% no grupo de 30 a 49 anos e chega a 86% entre aqueles com 50 anos ou mais.
O TikTok já ocupa a terceira posição em popularidade nos celulares brasileiros (41% dos aparelhos), mas ainda bem atrás de Instagram e Facebook. Sua principal característica é a juventude dos usuários.
Dentre os apps pesquisados, é aquele com a maior diferença por faixa etária: está instalado em 48% dos smartphones dos brasileiros com 16 a 29 anos, ante 40% na faixa de 30 a 49 anos e 33% no grupo com 50 anos ou mais.
Em seguida, vem o rival direto do TikTok – o Kwai –, instalado em 32% dos smartphones. O app do Twitter chama a atenção por ter um público masculino bem maior que o feminino: 45% dos homens têm o Kwai instalado, contra 30% das mulheres.
E o LinkedIn, dentre as plataformas sociais no estudo, está em 35% dos celulares, e é a que tem a maior diferença de penetração a favor das classes A e B, estando presente em 42% dos seus smartphones, ante 33% das classes C, D e E.
DICA EXTRA
DEIXE O CLIENTE SABER ONDE VOCÊ ESTÁ
Um erro muito comum entre os empreendedores é não colocar a sua localização nas redes sociais. Os clientes procuram em redes sociais, aplicativos, sites, e estes por sua vez não têm localização, são globais.
Dessa forma, é imprescindível para seu negócio que o cliente encontre você, principalmente se estiver bem próximo.
Além de telefone e endereço, deixe sempre bem claro de qual cidade e estado está oferecendo seus produtos e, quando possível, coloque região, bairro e endereço completo.
A geolocalização é fundamental para as buscas e o consequente sucesso de seu negócio.