Estratégias para escolher fornecedores de alimentos e economizar
17/10/2025 - 20h
Quer fazer o dinheiro do seu comércio render sem abrir mão de produtos de qualidade? Então leia esta matéria e aprenda a escolher fornecedores de alimentos confiáveis!
A maior indústria brasileira é a de alimentos e bebidas, sendo responsável por 10,8% do PIB do país! Conforme o Portal Sebrae, até junho de 2025, os estabelecimentos ativos registrados nessa indústria alcançaram 16.060.
Por trás de todo restaurante, padaria, cafeteria, food service e comércio de laticínios, existe um empreendedor com uma grande responsabilidade: escolher os fornecedores de alimentos certos.
Nesse processo, quem gerencia um negócio do setor alimentício precisa buscar produtos de qualidade, com valores acessíveis, além de profissionais de confiança que estejam abertos a construir um bom relacionamento.
Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, portanto, preparamos algumas dicas que tornarão o caminho mais prático, ajudando você a montar uma rede de fornecedores segura, eficiente e econômica para o seu negócio.
Dê uma olhada nos conteúdos que abordaremos ao longo da matéria:
• Fornecedores de alimentos e sua importância
• Identificando fornecedores confiáveis
• Como fazer a negociação?
• Fortalecendo a parceria
• Assaí: o aliado dos pequenos e médios negócios
Esperamos que este conteúdo seja útil para você! Aproveite a leitura.
Fornecedores de alimentos e sua importância
Mesmo trabalhando nos bastidores da operação, os fornecedores de alimentos são pilares fundamentais para o ramo alimentício, afinal, sem a entrega, a qualidade e a consistência deles, o negócio e seus clientes serão prejudicados.
Os efeitos negativos de um fornecedor duvidoso vão além da perda de credibilidade e de produtos faltando: um ingrediente contaminado ou adulterado pode colocar em risco a vida de várias pessoas!
Ciente desse impacto, o empreendedor tem a missão de encontrar um fornecedor de alimentos comprometido com uma entrega de excelência.
Salve para ler depois: 6 salgados de padaria para conquistar a clientela e faturar.
Não sabe como analisar um fornecedor em potencial? Continue lendo para aprender com as dicas que preparamos para você.
Identificando fornecedores confiáveis
O fornecedor ideal é o que está disposto a otimizar estoques, reduzir perdas, negociar prazos e minimizar riscos. Para fazer uma seleção criteriosa, existem 6 passos essenciais. Saiba quais são eles logo abaixo!
1 - Pesquisa de reputação
Verifique referências no mercado, busque relatos de clientes e consulte redes sociais ou associações do setor. Use listas de fornecedores confiáveis como ponto de partida.
2 - Certificações e segurança alimentar
Prefira fornecedores que possuam certificações reconhecidas (INMETRO, SIF, BPF, HACCP, certificação orgânica) e práticas claras de controle de qualidade.
3 - Capacidade logística / de entrega
Verifique se o fornecedor consegue sustentar sua demanda, nas condições de prazo e volume de que você precisa. Uma promessa de preço bom se torna inútil se não entrega.
4 - Estabilidade financeira e legal
Um fornecedor instável pode ser um risco para você e seu negócio, então confira aspectos como regularidade fiscal, histórico de pagamentos e situação jurídica.
5 - Amostras e testes iniciais
Antes de comprometer grandes volumes, faça pequenos pedidos de teste para checar qualidade, consistência e atendimento.
6 - Avaliação contínua
Mesmo após ser contratado, monitore o desempenho do fornecedor em ciclos fixos, avaliando fatores como pontualidade, qualidade e atendimento. Isso ajuda a detectar sinais de alerta.
O pensamento que deve guiar sua análise é “o fornecedor é parte da minha equipe”, assim, você pode colocar na balança seus pontos positivos e negativos antes de fechar o contrato.
Como fazer a negociação?
Todo empreendedor deve entender a arte de negociar, já que ela não é apenas pedir um desconto e, sim, ser estratégico, tendo parâmetros claros que ofereçam ganhos mútuos.
Antes de iniciar a negociação, tenha claro quais são seus objetivos e pontos não negociáveis, como: qualidade mínima, prazo máximo, margem aceitável, número mínimo de volume, etc.
No momento da negociação, comunique-se bem de maneira simpática para gerar confiança. Conte quais são as necessidades e a realidade do seu negócio para demonstrar transparência. Dessa maneira, você convida o fornecedor a entender o cenário geral e entender como ele pode crescer junto com sua empresa.
Comprometer-se a comprar regularmente ou aumentar o volume de pedidos pode ser uma boa oportunidade para conseguir descontos, prazos estendidos ou melhores condições de pagamento.
Ter flexibilidade é importante para ambos, então converse para entrar em acordo em relação a prazos de pagamento, parcelamentos ou bonificações conforme a parceria for crescendo.
Com isso em mente, esteja aberto a ceder de maneira inteligente, abrindo mão do que não for crítico para ter vantagens onde for mais importante para seu comércio.
Por fim, formalize o acordo com uma documentação completa com estas informações: cronograma de entregas, penalidades por atraso, critérios de aceitação, revisões periódicas, etc. Assim, você estará “protegido” de futuras surpresas indesejadas, tendo base para recorrer, caso necessário.
Fortalecendo a parceria
Para ter uma relação duradoura com os fornecedores de alimentos, criando uma parceria sólida em longo prazo, é essencial ter uma comunicação transparente.
Como falamos anteriormente, sendo transparente, fica mais fácil ter um relacionamento forte. Sendo assim, informe mudanças de demanda e expresse feedbacks com gentileza.
Ter dados é fundamental para avaliar o desempenho, portanto, estabeleça metas, como qualidade, reclamações, índice de devolução e o que mais considerar necessário. Lembre-se de revisar periodicamente, envolvendo o fornecedor no processo para alinhar possíveis melhorias.
Falando em melhorar, sempre que possível, informe o fornecedor sobre tendências do mercado, convidando-o a desenvolver soluções específicas para o seu negócio.
O mercado está em um período instável? Então converse para negociar ajustes na colaboração, dividindo parte do custo ou reajustando os valores.
Por último, mas tão importante quanto os demais fatores, demonstre sua gratidão pelas parcerias que estão dando certo. Para fazer esse reconhecimento, tente fazer pagamentos antecipados, aumente a quantidade dos pedidos e deixe feedbacks e elogios públicos.
Receber essa validação é uma excelente forma de incentivar que a qualidade e a entrega continuem evoluindo.
Finalizamos nossas dicas por aqui! Esperamos que elas ajudem seu negócio a encontrar os parceiros certos e prosperar.
Também indicamos a leitura da matéria: Eventos pop-up: descubra como atrair clientes e gerar conexão.
Assaí: o aliado dos pequenos e médios negócios
Falando em parceiro estratégico, o Assaí está com as portas abertas para ajudar quem empreende no varejo alimentar! Sabendo disso, não deixe de visitar uma das lojas do Assaí Atacadista para se surpreender com a variedade de produtos, preços acessíveis e qualidade.
Confira as ofertas no site assai.com.br/ofertas e venha abastecer seu negócio economizando no Assaí!
Sabia que, dependendo das suas formas de pagamento, você pode ter mais vantagens no Aniversário Assaí? Isso mesmo, você aumenta suas chances de se tornar um milionário* ou ganhar compras grátis** fazendo o seguinte:
• Comprando R$ 20,00 em produtos das marcas participantes
• Pagando com o Cartão Passaí (sujeito a análise de crédito)
• Pagando com Pix
Saiba mais sobre a promoção acessando: aniversarioassai.com.br.
Promoção válida de 01.10.2025 a 31.10.205, com inscrições até 04.11.2025. *Prêmio entregue em Certificado de Ouro. **Compras de até R$ 750.00. Consulte condições de participação no site www.aniversarioassai.com.br. Certificados de Autorização Sorteio SPA-MF n° 04.044368/2025 e Vale-Brinde n° 05.044375/2025. Imagens meramente ilustrativas.