Conteúdo principal

Um brinde aos destilados brasileiros

Conheça algumas misturas com a tradicional cachaça que podem ser saboreadas sozinhas ou ainda transformadas em drinks. Aproveite a época de Carnaval para ousar

Tem pra todos os gostos. A bebida no Brasil é muito rica em quantidade e em diferentes tipos, alternância de sabores, cores, misturas e modos de ingerir. Com a proximidade do Carnaval, os destilados brasileiros ganham destaque por serem muito consumidos e fazerem parte dessa festa que paralisa o País inteiro.

Tem muita diversidade de bebidas, além das populares cerveja, vodka, cachaça, pinga, uísque e por aí vai. Cada região, cidade ou estado tem suas preferências e diferenças. Fabricadas artesanalmente ou não, elas podem fazer parte de rituais antigos ou ainda serem muito marcantes. Os turistas não vão embora sem levar uma lembrança.

 

A CACHAÇA

Mais popular dos destilados brasileiros, a cachaça precisa ter algumas características importantes para poder ser chamada de cachaça, assim como o uísque escocês, o champanhe francês, por exemplo. 

Ela necessariamente precisa ser produzida no Brasil, por meio da destilação e fermentação do caldo da cana-de-açúcar. Tecnicamente, é um destilado de cana brasileira com teor alcoólico entre 38% e 48%, temperatura média de 20 oC. 

Se não tiver todas essas especificações, não pode ser chamada de cachaça, mas sim aguardente. Se for produzida por meio de outras matérias-primas, não pode receber essa denominação. E, se forem misturadas ervas ou especiarias, também não leva mais o nome de cachaça.

Teor alcoólico 

  • O teor alcoólico de uma bebida segue a escala Gay Lussac (oGL), que calcula quantos mililitros de álcool absoluto existem em 100 mililitros de mistura hidroalcoólica. Ou seja: 50° GL, por exemplo, indica que há 50% de álcool na bebida.

CATAIA

Parque Nacional do Superagui, litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná

A bebida cataia é produzida a partir de folhas dessa erva medicinal curtida em cachaça. É muito popular no norte do litoral paranaense e no sul de São Paulo, onde a planta é cultivada. Sua origem é muito recente, mais ou menos na década de 1980, quando os povos caiçaras resolveram fazer essa mistura em uma garrafa.

Sua graduação alcoólica varia entre 20° e 40° GL e com a mistura a bebida ganha uma coloração amarelada e gosto que lembra louro, pimenta-do-reino, mate e cravo. A cataia também é conhecida como "uísque caiçara" ou "uísque da praia''.

Curiosidades

  • É consumida geralmente pura ou com mel, o que faz com que seu sabor seja realçado.
  • A bebida também é conhecida como "uísque caiçara" ou "uísque da praia".
  • Cataia em tupi significa “folha que queima”

TIQUIRA

Maranhão

A tiquira é uma bebida artesanal, de forte teor alcoólico e geralmente da cor roxa. É produzida com o método dos povos originários da região, por meio da destilação artesanal da mandioca fermentada.

É uma bebida muito forte, com graduação alcoólica que varia de 36° GL a 54° GL. Originalmente, ela é incolor, porém alguns produtores misturam folhas ou flores de tangerina no processo de destilação, o que deixa a bebida com a cor azulada, que clareia com o tempo. 

As informações históricas da tiquira são escassas, devido a um preconceito por ser consumida pelos povos originários e depois pelos escravos.

Curiosidades

  • Lendas dizem que se a pessoa tomar banho após ingerir certas doses de tiquira pode até morrer!
  • As técnicas de destilação para a tiquira chegaram às Américas somente com os europeus, mas a bebida existe desde meados do século XVIII. 
  • Tiquira em tupi significa “destilar”

JAMBU

Pará

A jambu é uma bebida mista produzida da mistura de cachaça, extrato da erva paraense jambu e açúcar. É muito famosa pela sensação de dormência que deixa nos lábios, no céu da boca e na língua de quem a consome.

A erva jambu é conhecida como agrião-do-Pará e sua utilização e seu consumo são bem antigos, pelos povos originários da Amazônia. A jambu tem um gosto muito inusitado e graduação alcoólica entre 38° a 48° GL. 

A dormência da bebida é causada pela substância chamada espilantol (também afrodisíaca) que tem na erva. Ela aumenta a salivação e automaticamente origina essa sensação de formigamento.

Curiosidades

  • Pelas suas propriedades de causar dormência, a folha da erva jambu é utilizada pelos povos da Amazônia como anestésico e medicamento.
  • A bebida pode ter sabores ainda mais amazônicos com toques de frutas como o bacuri, o cupuaçu e o açaí.

CONSERTADA

Bombinhas (SC)

Bebida típica cultural da cidade catarinense de Bombinhas, a Consertada é uma mistura alcoólica bem diferente.  Ela é feita à base de café, açúcar, cravo, canela, cachaça, gengibre e erva-doce. 

A população local leva tão a sério a cultura da Consertada que em maio de 2013 a prefeita criou uma lei declarando a bebida patrimônio cultural do município.

Curiosidades

  • A bebida tem esse nome por ser feita com o que sobrava do café passado. Para consertá-lo, misturava-se com cachaça e especiarias para servir aos visitantes. 
  • Não há uma receita original, é uma tradição familiar passada de mãe para filha. A bebida é típica e patrimônio cultural do município de Bombinhas.

Após 5 anos, a dívida caduca e o nome fica limpo?

Muitos devedores acreditam que a dívida some, mas o fato é que não pagar o que deve só piora a situação
Leia mais +

Receita: Croissant com presunto Soltíssimo Sadia

Com o presunto soltíssimo Sadia, o sabor e a praticidade estão garantidos  
Leia mais +

Descubra os benefícios da azeitona na alimentação

Além de ser um petisco delicioso e um ingrediente coringa para diversas receitas, a azeitona é um excelente aliado para a sua saúde.
Leia mais +

Dover-Roll aposta na economia circular

O consumidor participa ao escolher produtos sustentáveis  
Leia mais +

Vinagre de maçã: aliado da saúde e dietas

Entenda todo o poder do vinagre de maçã e como incorporá-lo de maneira saudável na sua alimentação
Leia mais +

Comida de carnaval para alimentar os foliões

Veja dicas de comida de carnaval para você faturar durante a folia!
Leia mais +

Mais vidro reciclado

Aprenda para onde vai o vidro reciclado!
Leia mais +

Quais são as melhores redes sociais para negócios?

Invista em redes sociais para negócios e promova seu empreendimento! Veja como!
Leia mais +

Desafio para ambulantes em eventos

Como facilitar o pagamento em eventos com aglomeração?
Leia mais +

Vovó das padarias, uma influenciadora!

Conheça a Vovó das padarias e outros influenciadores que põem a mão na massa!
Leia mais +

Zona de conforto: preciso sair dela?

Saia da zona de conforto! Mas, espere...
Leia mais +

Churrasqueiro profissional

Aprenda como um churrasqueiro profissional trabalha e como você pode se tornar um!
Leia mais +

Taxa do cartão de crédito: cobrar ou não cobrar?

Saiba como cobrar (ou não) a taxa do cartão dos seus clientes!
Leia mais +

60 inaugurações em 2022 marcam recorde de abertura

Veja mais um recorde de abertura de lojas do Assaí!
Leia mais +

Hot dog fora da caixa: empreendedora conta história

Cachorro-quente diferente é segredo do sucesso de empreendedora pernambucana. Confira!
Leia mais +

Gana

Você conhece Gana? A Revista Assaí Bons Negócios traz a gastronomia e a cultura desse país africano.
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!