Como economizar água e evitar desperdícios
23/07/2015 - 13h
Ações de controle do uso da água são essenciais para um desenvolvimento sustentável
O conceito de sustentabilidade – em toda a sua amplitude – envolve três pilares fundamentais: o ecológico, o social e o econômico. Assim, para uma empresa ser verdadeiramente sustentável ela precisa ser capaz de reduzir os custos por meio de práticas nesses três âmbitos.
A economia de água é uma das ações cotidianas mais eficientes envolvendo esses aspectos. Evitar o desperdício e saber consumir de maneira consciente são atitudes fundamentais tanto para a saúde do planeta, quanto para a saúde do seu negócio. Que tal monitorar essa prática em seu estabelecimento? É simples e todos podem colaborar:
- Mantenha as torneiras fechadas. Ao lavar a louça, por exemplo, abra apenas para o enxágue.
- Procure captar água da chuva e utilizá-la na limpeza de pisos e para regar jardins. É recomendada a troca das mangueiras por baldes – desse modo, a quantidade de água pode ser facilmente controlada.
- Fique atento à existência de vazamentos. Por menores que sejam, eles podem liberar uma grande quantidade de água, o que pesa no orçamento. Nesse caso, a visita de um encanador para a manutenção é a opção mais econômica.
- Calçadas podem ser limpas com o uso de vassouras. Quando a lavagem for realmente indispensável, opte por utilizar água da chuva.
- Oriente seus funcionários para que se habituem às práticas corretas. É comum as pessoas trazerem vícios de casa – educá-los também é uma responsabilidade sua.