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Franquias: Por que investir nesse modelo?

Muitas pessoas que possuem o sonho de empreender não o colocam em prática por medo ou insegurança, pois estão cientes dos desafios que um negócio acarreta: conquistar um espaço no mercado e errar por inexperiência ou não saber compreender as regras do jogo. Por isso, as franquias vêm ganhando espaço no varejo brasileiro nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que o faturamento total do setor atingiu R$ 115 bilhões no ano de 2013, o que representa um crescimento de 11,9% em relação ao ano de 2012, desempenho superior ao PIB nacional. “Ao optar por uma franquia, o empresário tem uma segurança muito maior do que investir em um negócio de forma independente”, analisa Pedro Rizzo, gerente de expansão da rede de franquias da Rizzo Franchise, empresa de consultoria especializada no segmento. Ele explica que, em teoria, o comerciante está “comprando experiência” de quem já errou, aprendeu, consertou e atualmente sabe como fazer. “A franquia fornece um pacote de serviços que foram previamente pensados, tais como análise e escolha do ponto ideal, o enxoval de loja pronto, com equipamentos e mobiliários, e o principal: o treinamento para o franqueado e sua equipe. Portanto, investir em uma franquia pode não lhe garantir sucesso, mas vai minimizar muito os riscos associados ao negócio”, argumenta.

Retorno

Em média, o período médio de retorno financeiro do investimento no franchising figura entre 24 e 36 meses. “Um negócio bem administrado pode trazer bons resultados em 18 meses. Hoje o nosso negócio se encontra dentro desse nível”, comemora Sandra Oliveira Lombardi, dona de uma franquia da rede de fast food Giraffas em São Paulo. Porém, de acordo com o especialista Pedro Rizzo, o valor do ponto ou das luvas (valor pago adiantado pelo locatário ao locador, pelo ponto comercial, para assinatura do contrato de locação, além do valor do aluguel mensal) não é colocado nessa conta, casos em que o retorno sobre o investimento (payback) pode passar de 48 meses. “Negociar o ponto / luvas é fundamental nesse negócio. O conselho é não pagar e contar com a força da marca na hora de negociar o ponto, com o intuito de não arcar com os custos das luvas para entrar”, adverte o consultor.

Em quais setores apostar

A franquia é ideal para quem se reconhece inexperiente e busca correr menos riscos, portanto, quem pensa em abrir seu próprio negócio deve avaliar as muitas opções de franquias que existem atualmente no mercado brasileiro. Ao todo, são mais de 2.700 marcas vendendo franquias e os setores mais tradicionais são uma boa oportunidade para começar, como alimentação e vestuário. Outros segmentos, como saúde e beleza, recentemente vêm crescendo bastante, assim como a prestação de serviços, que tende a crescer muito nos próximos anos.

Vai montar uma franquia? Veja as dicas:

1.Definindo o local

  • Defina o perfil de consumidor para o seu negócio.
  • Busque áreas onde vive ou trabalha uma grande concentração de consumidores.
  • Identifique polos de atratividade – outros negócios que atraem clientes para o seu.
  • Avalie locais onde negócios similares já tiveram sucesso e, também, aqueles que falharam.
  • Pesquise a área e cada alternativa – converse com os comerciantes da vizinhança.

 2. Fazendo planos

  • Considere o valor do aluguel e se terá que pagar luvas pelo ponto.
  • Estabeleça um limite de 10% sobre as receitas mensais para as despesas com locação.
  • Luva de ponto não é investimento, mas gasto.
  • Procure todos os negócios que potencialmente competiriam com você. Onde eles estão localizados?

Avalie o plano diretor da cidade. Isso pode ajudar ou impedir a viabilidade do seu negócio no futuro.

 

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