Empresários apaixonados por café
06/10/2015 - 14h
Qual é a bebida que o brasileiro mais consome? É o famoso cafezinho, que passou a ser mais saboreado fora de casa pelas pessoas em horas de lazer com amigos ou entre uma atividade e outra ao longo do dia. Estudos da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) indicam que a busca pelo produto fora de casa cresceu 36%, estimulada pelo aumento de cafeterias, restaurantes e pontos de venda, abrindo oportunidades para empreendedores do ramo.
Frequentadora assídua de cafeteria, a paulista Mayra Ribeiro Steinhauser Estral planejou por quatro anos a inauguração da Império do Café. A loja foi aberta em novembro do ano passado, está localizada em Garanhuns (PE), e é autorizada dos grãos gourmet da marca Santa Clara.
"Já entendia de café, mas fiz curso com a Concetta Marcelina, autora do livro ‘Sou Barista’, visitei muitas cafeterias e me preparei bastante", conta Mayra, que se instalou em um local próximo a uma universidade e bastante movimentado.
A empresária levou de São Paulo muitas ideias, mas elaborou um cardápio com características da região. Como o clima é muito quente, investiu em receitas geladas, como frappé de café, cappuccino com gelo e café com sorvete e pimenta.
Há no cardápio cuscuz e tapioca salgada, típicos da região, além de pão de queijo, quiches, salgados, tortas e bolos. "Fui orientada nos cursos a oferecer sempre uma opção de refeição leve, como salada e quiche, para potencializar o negócio. Em breve, teremos sopa", adianta.
"Eu me planejei para trabalhar com dois funcionários, mas já tenho seis", explica a empresária, cliente do Assaí Garanhuns há três meses. O aumento da equipe mostra que o negócio está crescendo. "Atraímos consumidores jovens e de mais idade. Alguns são apreciadores de café especial e percebem qualquer variação na safra do grão. Constatamos que o público de cafeteria é fiel", comemora, entusiasmada.