Estrutura visual atrai cliente e promove produtos
06/10/2015 - 13h
Montar uma loja convidativa – e fazer de cada detalhe um aliado para alavancar as vendas – faz toda a diferença na percepção do consumidor e, consequentemente, no sucesso dos negócios. Essa prática é chamada de visual merchandising e aborda vários aspectos na hora de dispor produtos, organizar os espaços e dar aquele destaque especial aos itens ofertados.
Segundo estudos do Sebrae-SP (que acompanhou 8 mil empresários em 157 cidades paulistas, nos últimos cinco anos), a aplicação do visual merchandising consegue ampliar as vendas entre 12% e 40%. “A percepção visual é o alicerce de qualquer esforço de marketing para atrair clientes. Em determinadas situações, mudamos um cenário sem a necessidade de investimentos”, explica o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Comunicar e promover
“O que não é visto, não é lembrado. Essa frase, que é um jargão entre os profissionais de marketing, resume bem o que queremos propor com as estratégias de visual merchandising”, afirma Rogério Teixeira, gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae Bahia.
Ele conta que a maioria das pessoas não planeja a compra. Por isso, o processo de decisão do que levar parte, muitas vezes, dos estímulos visuais. “É na própria loja que a maior parte dos clientes decide o que comprar. Entre os sentidos que ajudam na escolha, a visão representa 83% da percepção que temos sobre os produtos. Nesse cenário, o visual merchandising atrai o consumidor, que acaba comprando muito mais do que tinha planejado”, afirma.
Entre as estratégias que ajudam nesse processo, o especialista do Sebrae destaca lançar mão de materiais de comunicação e promoção (como adesivos de chão, banners, cartazes, displays e balcão de degustação) que também contribuem para o aumento do ticket médio de consumo.
Comunicação focada no público-alvo
O empresário Mamede Rasoul Salen, cliente do Assaí há 15 anos, faz das intervenções de visual merchandising uma forte ferramenta para alavancar suas vendas e promover o giro rápido de alguns produtos. Ele comanda a rede Alvorada, dois supermercados de médio porte em Diadema, no ABC paulista. Suas lojas estão instaladas em salões comerciais que tem em média 800 metros quadrados de área.
No interior das lojas, os corredores são sinalizados e divididos por setores. “Propomos ao cliente um itinerário de compras, começando pelos itens mais pesados como arroz, feijão e farináceos, seguidos pelas misturas. Dessa maneira, ajudamos na orientação e decisão de compra dos clientes”, ressalta.
Como estratégia de comunicação, Mamede conta que coloca cartazes e faixas promocionais para
sinalizar os produtos em que quer promover um giro rápido. “Os resultados dessas ações são muito rápidos. Estudamos nosso público e criamos promoções e estratégias focadas. A comunicação visual é o meio de informar as ações aos clientes e induzi-los à compra”, ensin
Auxílio na web
A nova ferramenta do Sebrae-SP foi desenvolvida com foco nos micro e pequenos varejistas que procuram ajuda na hora de organizar o ponto de venda. Disponível para acesso online, o Inova Loja Digital (inovaloja.sebraesp.com.br) auxilia a identificar problemas e oportunidades nas instalações do negócio que possam impactar diretamente nos lucros.
Saiba mais:
Supermercado Alvorada
Endereço: Avenida Antonio Sylvio Cunha Bueno, 435, Jardim Inamar - Diadema / SP
Telefone: (11) 4049-2627
Clique aqui e confira a matéria completa na primeira edição da Revista Assaí Bons Negócios.