Compartilhe

Espumantes, sidras, frisantes, qual escolher?

Conheça os diferentes tipos de bebidas e saiba como servi-los em seu estabelecimento, afinal, é hora de brindar com seus clientes! A principal diferença entre cada um deles está na forma de fermentação. Saiba mais:

Espumante – Este tipo de vinho não tem adição artificial de gás carbônico, porque ele se origina na segunda fermentação natural de um vinho-base já fermentado. O espumante é sempre elaborado com uvas utilizadas para fazer os vinhos finos. Por ser uma bebida leve, harmoniza bem com pratos igualmente leves e delicados. Os mais doces devem ser consumidos com sobremesas, enquanto os mais secos são ideais para pratos salgados.

Frisante – Os lambruscos são os mais populares desta categoria. Este tipo de vinho fermenta somente uma vez e a partir desta fermentação obtém o gás carbônico. O resultado é um vinho menos gaseificado e sem espuma. Na hora de servir, harmonize com massas e carnes brancas. A temperatura ideal da bebida está entre 14 e 16°C.

Sidra – Diferente dos demais, que são feitos com uva, a sidra é preparada a partir da fermentação do suco da maçã. Nasceu na Europa, provavelmente na Inglaterra, e ainda hoje é apreciada por lá e por aqui. Na mesa, a bebida funciona bem com queijos leves, como brie e camembert, e frutas da estação.

Fique atento na hora de adquirir as taças nas quais pretende servir esse tipo de bebida. Opte por materiais transparentes, pois parte do prazer de degustar está também em observar a tonalidade da bebida. Para espumantes, a taça ideal é a que chamamos de flûte, ou flauta – com ela, apreciamos melhor as borbulhas. Os frisantes podem ser servidos nesta mesma taça, ou nas destinadas para vinhos brancos. No caso das sidras, opte por taças de vidro mais grosso.

Você também pode
gostar de:

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

grupo diverso de pessoas empreendedoras - dia do comerciante - networking para comerciantes - Assaí Atacadista

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer

Vamos te contar como fazer conexões com outros empreendedores e fortalecer o networking para comerciantes!  

homem idoso branco e mulher negra empreendedores em um comércio sustentável de rua - Assaí Atacadista

Guia básico para criar um comércio sustentável

Veja o passo a passo essencial para ter um comércio sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!